Publicado em 27 jan 2026

Treinar a liderança é essencial no desenvolvimento e retenção de bons profissionais

Redação

Os profissionais de gente e gestão são os responsáveis por estruturar e avaliar a efetividade dos treinamentos corporativos, mas o desenvolvimento de programas de capacitação não pode ficar restrito a esta área. Para aumentar a efetividade dos treinamentos é fundamental a participação dos gestores de todas as áreas, sejam dos departamentos administrativos ou operacionais.

Aline Barbosa Made – 

O capital humano é hoje um diferencial competitivo das empresas e o baixo índice de desocupação torna cada vez mais difícil encontrar profissionais qualificados no mercado. A taxa de desemprego no Brasil ficou em 5,6% no trimestre encerrado em setembro, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio Contínua (Pnad Contínua) do IBGE, menor índice da série histórica iniciada em 2012.

No trimestre a população desocupada ficou em 6,045 milhões de pessoas, também menor contingente da série histórica, queda de 11,8% em relação ao mesmo período do ano passado e de 3,3% na comparação trimestral. A redução do desemprego é motivo de comemoração, mas o outro lado desta moeda, a dificuldade de encontrar bons profissionais, já é apontado como um dos principais gargalos da indústria brasileira.

Segundo a pesquisa Custo Brasil, da Confederação Nacional da Indústria, 62% dos empresários e executivos do setor entendem que as contratações de mão de obra qualificada estão entre os três maiores vilões do chamado Custo Brasil, atrás apenas do pagamento de impostos, apontado por 70% dos entrevistados na pesqu...

Artigo atualizado em 15/01/2026 11:46.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica