Publicado em 28 Dec 2021

A conformidade dos coletores solares térmicos

Redação

As pessoas usam a energia solar térmica para muitos fins, incluindo o aquecimento de água, ar e o interior de edifícios, e a geração de eletricidade. Existem dois tipos gerais de sistemas de aquecimento solar: os passivos e os ativos. O passivo ocorre quando o sol entra pelas janelas de um edifício e aquece o interior. Os projetos de construção que otimizam o aquecimento solar passivo (no hemisfério norte) geralmente têm janelas voltadas para o sul que permitem que o sol brilhe nas paredes ou pisos que absorvem o calor solar durante o inverno. A energia solar é absorvida pelos materiais de construção e aquece o interior dos edifícios por radiação natural e convecção. As persianas das janelas impedem que o sol entre nas janelas durante o verão para manter o prédio fresco. Os sistemas de aquecimento solar ativo possuem coletores para aquecer um fluido (ar ou líquido) e ventiladores ou bombas para mover o fluido através dos coletores, onde é aquecido, para o interior de um edifício ou para um sistema de armazenamento de calor, onde o calor é liberado, e de volta ao coletor para ser reaquecido. Os sistemas de aquecimento solar ativo de água geralmente têm um tanque para armazenar água aquecida por energia solar. O circuito do coletor, incluindo coletores, bomba ou ventilador, tubulações e trocadores de calor (caso existam), é usado para transferência de calor dos coletores para o reservatório termossolar. Pode-se dizer que a energia solar é a emitida pelo sol, convertida em energia útil, sendo que a energia solar está contida no comprimento de onda na região de 0,3 µm a 3 µm e é geralmente entendida como qualquer energia disponibilizada pela captura e conversão de radiação solar. A eficiência do coletor é a parcela da energia retirada do fluido de transferência de calor, durante um período de tempo especificado, para o produto da área do coletor especificada (total, absorvedor) e a irradiação solar incidente no coletor para algum período, sob condição de estado estacionário. A eficiência do coletor pode ser determinada sob condições de estado instável. Por isso, deve-se entender os requisitos e os métodos de ensaio para avaliar a durabilidade, confiabilidade, segurança e desempenho térmico de coletores solares de aquecimento de fluidos. Os métodos de ensaio são aplicáveis aos ensaios de laboratório e aos ensaios in situ.

Da Redação – 

Um sistema solar térmico funciona aproveitando a energia solar e convertendo-a em calor, que é então transferido para a casa ou empresa. Os coletores solares térmicos são usados em conjunto com uma caldeira, coletor ou aquecedor de imersão. O coletor solar utiliza os raios solares para aquecer um fluido de transferência que é uma mistura de água e glicol, para evitar que a água congele no inverno. A água aquecida dos coletores é bombeada para um trocador de calor dentro de um cilindro de água. O calor do trocador aquecerá a água dentro do cilindro.

Depois que o líquido libera seu calor, a água retorna aos coletores para reaquecimento. Um controlador garantirá que o fluido circule para o coletor quando houver calor suficiente disponível. A tecnologia solar térmica é comprovada, confiável e de baixa manutenção.

Os principais componentes dos sistemas são: os coletores solares térmicos que capturam a energia do sol aquecendo um fluido contido em tubos de vidro reforçado. Os coletores vêm em dois tipos: placa plana e tubo evacuado.

Uma bomba garante que o fluido de transferência circule entre os...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica