Publicado em 21 Apr 2020

A conformidade dos cabos de potência para sistemas fotovoltaicos

Redação

Para o dimensionamento correto dos cabos e fios solares em um sistema solar, é essencial usar o tamanho correto do cabo solar ao conectar vários componentes de um sistema fotovoltaico solar. O dimensionamento correto dos cabos solares garante que praticamente não haja superaquecimento e muito pouca perda de energia. O uso de um cabo subdimensionado não apenas representa um potencial para causar um incêndio devido ao superaquecimento, mas também é uma violação de código na maioria das jurisdições. Assim, deve-se entender os requisitos normativos para a qualificação e aceitação de cabos singelos de condutor flexível para uso em corrente contínua em instalações de energia fotovoltaica, com tensão contínua de 1,5 kV cc entre os condutores e entre os condutores e o terra, e a tensão máxima em cc de 1,8 kV.

Existem alguns fatores que determinam o tamanho do fio solar, como, por exemplo, o tamanho do fio a ser usado depende da capacidade de geração do painel solar (quanto maior a corrente gerada, maior o tamanho); da distância do sistema de painéis solares às cargas (quanto maior a distância, maior o tamanho). Para saber qual a seção transversal do cabo é a correta para o cabo principal em cc, no caso de conexão em série dos painéis solares fotovoltaicos (uma situação típica), os inversores devem ser montados o mais próximo possível do contador de entrada (adega), porque as perdas causadas pelo comprimento do cabo solar estão no lado ca mais alto como no lado cd.

A corrente direta gerada a partir dos painéis solares fotovoltaicos deve atingir o máximo possível, sem perdas para o inversor de energia solar. A perda é inatingível porque cada cabo tem uma resistência à perda à temperatura ambiente.

A espessura da seção transversal do cabo principal DC para manter a perda em um nível razoável é que um deles deve projetar o cabo principal cc para que sua perda seja menor que 1% da saída de pico do gerador fotovoltaico. Cada cabo tem uma resistência ôhmica e a queda de tensão nesta resistência está de acordo com a lei de Ohm U = R x I, (em que U é a tensão, R a resistência e I a corrente).

A ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica