Publicado em 09 mai 2023

A conformidade dos revestimentos de zinco eletrodepositados sobre o ferro ou aço

Redação

Os revestimentos de zinco sobre o metal-base, como o ferro ou aços, são utilizados para a proteção do substrato pelo mecanismo de proteção catódica sacrificial. A eletrodeposição de zinco é um dos processos de aplicação deste tipo de revestimento sobre superfícies de aço-carbono mais uti lizados industrialmente. Isto se deve principalmente ao baixo custo do processo. As propriedades das camadas de zinco obtidas são dependentes das características dos parâmetros do processo de eletrodeposição. O zinco é um metal pouco nobre que vem sendo utilizado há muito tempo anos como revestimento de sacrifício. As razões que levavam a se optar por este tipo de banho eram o seu baixo custo operacional, ciclo curto de preparação da superfície do substrato metálico, uniformidade de depósito, boa ductibilidade mesmo em camadas espessas, facilidade de controle do banho e elevado rendimento frente a outros tipos de revestimentos. Atualmente os dois principais processos usados para aplicação de revestimentos à base de zinco são a imersão a quente e a eletrodeposição. Outros processos menos utilizados são: aspersão térmica (metalização) e o revestimento por tinta rica em zinco. A escolha do método de aplicação de revestimentos de zinco é baseada nos seguintes fatores: a espessura do revestimento, a geometria e o tamanho da peça, e a aparência decorativa. Há diretrizes normativas para o pedido, a fabricação e o fornecimento de revestimentos de zinco eletrodepositado sobre o metal-base, ferro ou aço, com finalidade protetiva contra corrosão.

Da Redação – 

Muitas vezes denominado de zincagem, o revestimento de zinco é utilizado para a proteção contra corrosão vermelha, isto é, contra a oxidação do material base quando utilizado aço na fabricação de peças. A principal técnica de aplicação da zincagem é a eletrodeposição, onde é obtido o revestimento de zinco com camada fina, adequada para proteção desejada e economicamente viável. Para realização do processo, são utilizados tanques com dimensões adequadas ao tipo de peças a serem produzidas.

As instalações podem ser destinadas a processos em sistema parado, onde as peças são colocadas em gancheiras e são movimentadas através de carros transportadores. Nas instalações de sistema rotativo, as peças são colocadas em tambores e são destinadas às peças pequenas que seguem uma sequência operacional: pré-tratamento, eletrodeposição e pós-tratamento. O pré-tratamento é a etapa onde as peças passarão por desengraxantes e decapante com o objetivo de eliminar impurezas ou qualquer sujidade da superfície da peça.

Os desengraxantes são constituídos de produtos alcalinos em meio aquoso e trabalham em temperatura eleva...

Artigo atualizado em 09/05/2023 03:07.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica