Publicado em 07 nov 2023

A conformidade dos sistemas usados como forros em chapas de gesso para drywall

Redação

A resistência ao fogo é um fator importante que influencia as especificações da maioria dos projetos de construção civil. Como o gesso é um mineral naturalmente resistente ao fogo, ele se tornou um material de construção líder e um componente de montagens de parede com classificação de resistência ao fogo. Os sistemas de forros em chapas de gesso para drywall conjunto de componentes formado por chapas de gesso para drywall, estrutura de perfis de aço, dispositivos de fixação e insumos, destinado a atender a determinadas funções estéticas, de isolamento acústico e térmico, e de resistência ao fogo, utilizado para os interiores das edificações, podendo ser plano ou curvo, horizontal ou inclinado. É também conhecido como sistema drywall, para forros que, na verdade, é uma chapa de gesso acartonado, utilizado para conferir acabamento na estrutura superior interna do projeto, ocultando redes e dutos. Devido às suas características, o drywall também é capaz de atender exigências de desempenho acústico, conferindo à residência maior privacidade e conforto. Existem requisitos normativos obrigatórios que estabelecem as diretrizes para projeto e seleção de sistemas de forros em chapas de gesso para drywall, os procedimentos executivos para montagem e instalação, e as verificações para o recebimento dos serviços. Esses sistemas de forros em chapas de gesso para drywall são aplicáveis internamente em edificações residenciais e não residenciais.

Da Redação – 

O forro drywall é constituído por chapas de gesso parafusadas em estruturas formadas por perfis de aço galvanizado ou por peças metálicas. Assim como nas paredes, a forma de montagem e os componentes utilizados permitem configurar o forro para as exigências ou necessidades de cada ambiente, podendo-se variar o número de chapas, as dimensões e a posição da estrutura e ainda o uso ou não de elementos de isolamento térmico ou acústico no seu interior.

Existem dois tipos de forro drywall: o estruturado e o aramado. Os dois forros são fixos e proporcionam superfícies monolíticas, sendo executados com chapas com bordas longitudinais rebaixadas, que devem receber tratamento de juntas para uniformização da superfície. A forma e a montagem dos forros com chapas de gesso para drywall estabelecem o nível de desempenho que varia em função da quantidade de chapas, dimensão e posicionamento da estrutura-suporte, e pela incorporação de componentes térmicos ou acústicos no plenum do forro.

Os forros com chapas de gesso para drywall podem ser de quatro tipos, detalhados a seguir. A NBR 14715 estabelece os requisitos m...

Artigo atualizado em 07/11/2023 04:32.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica