Publicado em 07 nov 2023

A estrutura da normalização da medição inteligente de energia elétrica

Redação

Um medidor inteligente é digital, registra o uso de eletricidade a cada 30 minutos e envia as informações de uso remotamente. Deve também atender à especificação mínima de serviços, que estabelece uma lista de serviços que um contador deve ser capaz de fornecer, incluindo (mas não limitado a) a desenergização e reenergização remotas do contador inteligente, em vez de se concentrar nos componentes técnicos que devem ser incluídos (como o número de elementos). Freqüentemente, esses componentes técnicos são deixados para terceiros determinarem, bem como outros normas nacionais que a indústria deve cumprir. Há parâmetros normativos que provê as informações sobre os casos de uso de medição inteligente e sobre arquiteturas suportadas pela série IEC 62056 DLMS/COSEM, especificando a troca de dados de medidores de energia elétrica. Eles descrevem o conjunto de normalização, incluindo os princípios sobre os quais as normas devem ser desenvolvidas; as maneiras como as normas existentes devem ser estendidas para suportar novos casos de uso e para acomodar novas tecnologias de comunicação, mantendo a coerência; e os aspectos de interoperabilidade e segurança da informação. Também, devem fornecer as orientações para a seleção de padrões adequados para uma interface específica no sistema de medição inteligente.

Da Redação – 

Os medidores inteligentes não apenas registram o uso de eletricidade, mas também monitoram anomalias, como quedas e picos de tensão, e comunicam isso ao fornecedor de serviços públicos. Um fornecedor de serviços públicos pode usar esses medidores inteligentes para monitorar o circuito elétrico, ler remotamente os dados do medidor inteligente e desconectar os serviços de energia.

Dessa forma, com o crescente número de implantações de medição inteligente, a troca de dados segura e interoperável entre os diferentes componentes do sistema torna-se essencial. Além de dar suporte à execução do contrato entre o fornecedor e o consumidor e de prover os dados de faturamento necessários, o medidor inteligente torna-se também uma fonte de informação valiosa para a operação eficiente da rede inteligente.

A gama crescente de aplicações que dependem de dados de medição leva a uma crescente quantidade de dados a serem trocados no sistema de medição inteligente e por meio de interfaces com outros sistemas. Os sistemas de medição inteligente devem ser adaptáveis a diferentes canais de comunicação sem criar quaisquer i...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:31.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica