A elaboração de projetos de pilhas de rejeito desaguado em mineração
Redação
A disposição de rejeitos em forma de pilha se divide em duas categorias principais. A primeira abrange o empilhamento de rejeitos desaguados dispostos mecanicamente, no qual o rejeito passa por processos de remoção de água antes de ser disposto, independentemente do método específico utilizado. A segunda categoria refere-se ao empilhamento de rejeitos desaguados dispostos hidraulicamente, sem a presença ou a operação de reservatório permanente. Há parâmetros normativos para elaboração e apresentação de projeto de pilhas de rejeito desaguado, incluindo resíduos industriais provenientes do beneficiamento ou do processamento de minérios, a fim de atender às condições de segurança, operacionalidade, economicidade e desativação, minimizando os impactos ao meio ambiente. Além disso, a aplicabilidade destes normativos às estruturas formadas por codisposição ou disposição compartilhada de rejeito e estéril depende da influência relativa de cada fração de material sobre a estabilidade geotécnica da estrutura. Nos casos em que o material estéril for predominante, aplicam-se os critérios estabelecidos na versão mais atualizada da NBR 13029.

Da Redação –
Nesse tipo de empreendimento, o aterro experimental deve ser realizado anteriormente ao início da operação, podendo ser necessária a revalidação dos procedimentos e dos critérios em caso de mudanças nas características dos rejeitos, ou nas condições operacionais associadas à disposição. O aterro experimental tem como objetivo avaliar procedimentos e condições de empilhamento para estabelecer os critérios construtivos do projeto, como condições de compactação, trafegabilidade, simulações dos regimes de chuva, comportamento do material frente às diferentes condições de transporte e climáticas, entre outros.
As orientações para execução do aterro devem estar detalhadas na especificação do projeto e devem reproduzir as mesmas condições de execução previstas durante a etapa de operação da pilha. A execução do aterro experimental deve permitir a obtenção de dados para subsidiar os critérios de projeto de acordo a complexibilidade da estrutura.
Para as diretrizes construtivas da pilha, o projeto deve abordar, de forma clara, quais são as especificações construtivas necessárias para que a pilha seja construíd...