Publicado em 27 nov 2018

As diretrizes para a sinalização tátil no piso

Redação

Critérios e parâmetros técnicos observados para a elaboração do projeto e instalação de sinalização tátil no piso.

tátilDa Redação -

Entre as formas de inclusão e acessibilidade urbana desenvolvidas ao longo das décadas, o piso tátil é um que se destaca. Voltado para as pessoas com dificuldades visuais, o método, como o próprio nome diz, faz com que o indivíduo siga determinado trajeto demarcado na rua, por exemplo. O “caminho” é seguido conforme se anda e se sente o piso tátil.

O projeto arquitetônico considera soluções diversas e complementares para permitir o uso simples e intuitivo de ambientes e edificações e o atendimento às premissas do desenho universal, como a padronização dos espaços e a ausência de obstáculos nas áreas de circulação, minimizando os riscos e as consequências adversas de ações involuntárias e imprevistas.

Dados do último Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em 2010, mostram que mais de 6,5 milhões de pessoas possuem alguma deficiência visual, sendo cerca de 500 mil totalmente cegos. Outros 29 milhões de habitantes declararam possuir alguma dificuldade permanente de enxergar, mesmo usando óculos ou lentes. Entretanto, os números certamente são maiores devido a diferença temporal do estudo, levando em consideração que a população brasileira de forma geral aumentou no período.

A ...

Artigo atualizado em 06/03/2020 12:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica