Publicado em 22 Dec 2020

A corrosão em estruturas metálicas e os procedimentos corretos de pintura

Redação

A eficiência dos revestimentos anticorrosivos depende, primordialmente, do preparo da superfície a ser protegida, que deve estar limpa e isenta de ferrugem, graxa e umidade, além dos devidos cuidados na escolha e aplicação da tinta. Nessa fase, devem ser considerados os diferentes graus de corrosão, para aplicação do processo de limpeza mais adequado.

José Alves Cintrão Neto – 

As estruturas metálicas têm sido amplamente utilizadas na construção civil, por sua praticidade na montagem, baixo custo e alta resistência. Entretanto, um problema muito comum nesse tipo de material é a corrosão, que pode causar sérios danos à estrutura, comprometendo sua vida útil e a segurança.

A corrosão pode se manifestar de diversas formas, dependendo do tipo de metal e do ambiente onde está exposto. Por isso, a pintura e a manutenção preventiva são as medidas mais adequadas para evitar esse tipo de desgaste e prolongar a durabilidade do substrato.

É importante destacar que a eficiência dos revestimentos anticorrosivos depende, primordialmente, do preparo da superfície a ser protegida, que deve estar limpa e isenta de ferrugem, graxa e umidade, além dos devidos cuidados na escolha e aplicação da tinta. Nessa fase, devem ser considerados os diferentes graus de corrosão, para aplicação do processo de limpeza mais adequado.

De acordo com as normas técnicas vigentes, os graus de corrosão são classificados como: A - Substrato de aço sem corrosão, com carepa de laminação ainda intac...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica