Publicado em 14 fev 2023

Os parâmetros normativos das seccionadoras de aterramento em corrente alternada

Redação

A seccionadora de aterramento é um dispositivo mecânico de manobra utilizado para aterramento das partes de um circuito, capaz de suportar, durante um tempo especificado, as correntes nas condições anormais, como as de curto-circuito, mas não previsto para suportar as correntes em condições normais do circuito. A de aterramento pode ter uma capacidade de fechamento em curto-circuito e a com tensão > 52 kV pode ter características nominais para estabelecer, interromper e conduzir as correntes induzidas. Estes dispositivos podem, às vezes, ser manobrados em curto-circuito. As diferentes classes de seccionadoras de aterramento são relacionadas ao número de manobras de fechamento em curto-circuito. Em alguns casos, os interruptores de terra são utilizados como dispositivos que geram falhas. A com função combinada é uma seccionadora de aterramento com um sistema de contato comum para aterramento e com pelo menos uma das seguintes funções: desconexão e estabelecimento e/ou interrupção das correntes até a corrente de curto-circuito. As seccionadoras são classificadas para mais de uma capacidade de estabelecimento e interrupção, e podem indicar sua classificação por designações de classe combinadas. Por exemplo, uma seccionadora de aterramento com capacidade de estabelecimento em curto-circuito é de classe E1, e com capacidade de estabelecimento e de interrupção de corrente indutiva é de classe B, e pode ser classificada como classe B+E1. As características nominais de capacidade de estabelecimento e interrupção podem não ser atribuídas a seccionadoras de aterramento que dependam somente de manobra manual. No caso de seccionadoras de aterramento com manobra que dependa de uma fonte de energia externa e de manobra manual, a capacidade de estabelecimento e interrupção não é válida para a manobra que dependa de manobra manual. Existem requisitos normativos aplicável às seccionadoras e às seccionadoras de aterramento em corrente alternada, projetadas para serem instaladas abrigadas e/ou ao tempo, para tensões nominais superiores a 1.000 V e para frequências de utilização inferiores ou iguais a 60 Hz.

Da Redação – 

Em linhas de transmissão que compartilham a mesma faixa de servidão ou em linhas de circuito duplo, e em subestações, as atividades de manutenção e as constantes manobras de abertura ou fechamento de uma das linhas ou de um circuito requerem cuidados especiais. Isso ocorre porque podem surgir correntes e tensões elevadas, no circuito desenergizado, associadas ao acoplamento eletromagnético entre os dois circuitos. Para que a manutenção na linha desenergizada possa ser realizada com segurança, empregam-se em ambas as suas extremidades lâminas de aterramento que são fechadas por meio de seccionadoras. Quando as lâminas se encontram fechadas, verificam-se correntes induzidas na linha desenergizada.

Por outro lado, no procedimento de abertura destas lâminas são verificadas tensões de restabelecimento transitórias em seus terminais. O Operador Nacional Sistema elétrico (ONS) solicita o levantamento dos valores de tensão e corrente resultantes para elaboração do projeto básico das linhas de transmissão com o intuito de verificar o surgimento de solicitações severas acima dos limites de suportabilidade das seccion...

Artigo atualizado em 14/02/2023 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica