Publicado em 12 dez 2023

Os ensaios com poluição artificial em isoladores de vidro e de porcelana

Redação

Os isoladores para linhas de alta e baixa tensão são dispositivos que têm a função de dar suporte mecânico rígido ou flexível para os condutores elétricos ou equipamentos e mantê-los isolados do aterramento, de outras partes condutoras e das próprias estruturas de suporte. Podem ser constituídos de ferragens, porcelana, vidro, polímero ou material compósito e cimento, para manter as partes integradas (ferragens e saias). A verificação do grau de suportabilidade especificada à poluição, para uma dada tensão de ensaio, é o objetivo das especificações normativas e, adicionalmente, contudo, as características de um isolador podem ser determinadas para uma faixa de tensões ou, em outras palavras, para uma faixa de distâncias de escoamento específicas do próprio isolador. Para fazer isso, é medido o máximo grau de poluição suportável ou o valor máximo da tensão suportável é determinado para diferentes graus de poluição. Há uma metodologia de ensaio a ser aplicada para a determinação das características suportáveis em corrente contínua de isoladores de porcelana ou de vidro para uso externo, expostos a atmosferas poluídas, em sistemas de corrente contínua com a tensão máxima do equipamento superior a ± 1.000 V.

Da Redação – 

As propriedades elétricas da porcelana são dependentes de um grande número de parâmetros, entre os quais se destacam a composição química, a espessura, as condições superficiais e a temperatura de sinterização. Também, a espessura da amostra tem efeito na rigidez dielétrica, a qual diminui exponencialmente com o seu acréscimo, em consequência do aumento da quantidade de defeitos microestruturais (vazios e formas irregulares de grãos). Normalmente, a rigidez dielétrica da porcelana diminui com o teor de poros, mas para a mesma porosidade, quanto menor esta distribuição, maior a rigidez dielétrica.

Em termos de composição química, a porcelana fabricada com grande quantidade de quartzo não dissolvido tem, freqüentemente, fissuras periféricas entre a fase vítrea e os próprios grãos de quartzo. Na medida em que as linhas de transmissão necessitavam atender uma maior capacidade elétrica, condutores mais pesados e vãos maiores requeriam isoladores com maior rigidez dielétrica. Em resposta, vários tipos de projetos de isoladores de suspensão apareceram usando vidro fundido como dielétrico.

O dimensionamento d...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:40.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica