Publicado em 28 out 2025

O uso de vidros e de substratos metálicos em armários de cozinha domésticos

Redação

Um dos principais móveis de uma cozinha são os armários, que ocupam grande parte da área. Quando os armários superiores são instalados acima do espaço vazio entre a parede da pia (ou do fogão) e os armários suspensos, o recuo é imprescindível para evitar acidentes. Em termos de medidas, pode-se sinalizar uma distância de 75 c quando se tem o armário superior recuado do alinhamento da bancada, mas quando tem o armário superior alinhado com a bancada, sem recuo, precisa-se ter mais de 1 m de distância entre armário e bancada. Há requisitos normativos de segurança e os métodos de ensaio para determinação de resistência, durabilidade e estabilidade de armários de cozinha, apoiados no piso ou suspensos, de uso doméstico. Os métodos de ensaio destinam-se a avaliar as propriedades dos armários de cozinha independentemente dos materiais, do projeto ou da construção ou dos processos de fabricação, bem como destinam-se a demonstrar a capacidade destes armários de cozinha para prestar um serviço satisfatório no ambiente a que se destina.

Os requisitos normativos de resistência e durabilidade são atendidos quando, após os ensaios, não houver fraturas de qualquer peça que componha o armário de cozinha, assim como de articulações ou componentes; não houver afrouxamento de juntas; não houver danos que prejudicam a(s) função(ões); não houver deflexão das prateleiras que excede 0,55% (ou L/180) do vão L da prateleira, quando ensaiada em conformidade com a norma; e não houver deflexão dos topos e dos fundos que exceda a deformação das prateleiras. Quanto ao uso de vidros na fabricação de armários de cozinha, visando a segurança e a usabilidade dos usuários, as instalações com vidro devem atender à NBR 7199.

Tampos e prateleiras em vidros devem atender às NBR 14488 e NBR 14564, respectivamente. Vidros aplicados no sentido vertical estão suscetíveis ao impacto humano ou de objetos.

Nos armários de cozinha com componentes em vidro em altura inferior a 1.100 mm relativa ao piso, utilizar vidros de segurança temperados ou laminados, de acordo com as NBR 14698 e NBR 14697, respectivamente. Em aplicações de vidro acima de 1.100 mm de altura relativa ao piso, caso os vidros sejam totalmente...

Artigo atualizado em 21/10/2025 02:40.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica