Publicado em 01 mar 2022

A classificação do isolamento acústico a ruídos aéreos em edificações

Redação

O ruído aéreo é aquele transmitido por meio do ar, como o de tráfego viário e aéreo, de conversa ou de música. A transmissão desse tipo de ruído se dá principalmente por janelas, portas, frestas, paredes e pisos. Já o ruído de impacto é aquele causado pelo impacto nos elementos construtivos e transmitido pela estrutura. A queda de objetos, passos, chuva, e a vibração de equipamentos são algumas fontes desse tipo de ruído. Ao se propagar pela estrutura e entrar em contato com o ar, parte do ruído de impacto também é transmitido sob a forma de ruído aéreo. O índice de redução sonora ponderado (Rw) e a diferença padronizada de nível ponderada (DnT,w) são dois parâmetros que caracterizam o isolamento acústico aéreo de elementos e são utilizados para a avaliação de desempenho. Eles representam o quanto da energia sonora incidente o elemento é capaz de reduzir de um ambiente para outro. Isso significa dizer que valores mais altos de Rw e DnT,w indicam elementos que têm maior propriedade de atenuação de ruído aéreo. A grande diferença entre eles é que o Rw é medido em ensaio de laboratório, enquanto a DnT,w é medida em campo. Os valores de isolamento obtidos em campo (DnT,w) em geral são menores do que os valores de isolamento obtidos em laboratório (Rw), devido às transmissões marginais e condições de execução. O ruído aéreo é aquele que se transmite através do ar e, em geral, é devido a um insuficiente isolamento acústico entre dois locais (como um bar e uma casa), ou quando no emissor do ruído o som é muito maior do que deveria, como utilizar alto-falantes de discoteca em um local que não está preparado para isso. Quando se escuta em casa a música ou a televisão do vizinho, quando se ouve as vozes do bar do piso de baixo, quando se escuta o ruído do tráfego na rua, etc., então o problema é o ruído aéreo. Deve-se entender as classificações de valor único para isolamento a ruído aéreo nas edificações e nos elementos de edificações, como paredes, pisos, portas e janelas; deve-se levar em consideração os diferentes espectros de nível sonoro para várias fontes de ruído, como fontes de ruído internas a uma edificação e fontes de ruído de tráfego externas à edificação, e como fornecer as regras para determinar essas classificações a partir dos resultados das medições realizadas em, por exemplo, bandas de terço oitava ou em bandas de oitava.

Da Redação – 

Em termos de acústica, se uma onda sonora, que se propaga no ar, encontra uma superfície sólida como obstáculo, a sua propagação, é refletida, segundo as leis da reflexão ótica. A reflexão em uma superfície é diretamente proporcional à dureza do material. As paredes de concreto, mármore, azulejos, vidro, etc. refletem quase 100% do som incidente.

Um ambiente que contenha paredes com muita reflexão sonora, sem um projeto acústico aprimorado, terá uma péssima inteligibilidade da linguagem. É o que acontece, geralmente, com grandes igrejas, salões de clubes, etc. A difração é a propriedade do som ser capaz de rodear obstáculos ou propagar-se por todo um ambiente, através de uma abertura.

Os sons graves (baixa frequência) atendem melhor esse princípio. Cabe lembrar, portanto, que os sons graves (sons de baixa frequência e de grande comprimento de onda) têm maior facilidade em propagar-se no ar, como também maior capacidade de contornar obstáculos.

A reverberação acontece quando um som é gerado dentro de um ambiente se escuta primeiramente o som direto e, em seguida, o som refletido. No caso em que e...

Artigo atualizado em 09/03/2022 01:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica