Publicado em 01 jul 2025

As embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro

Redação

A construção e a operação de embarcações de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro vêm crescendo bastante nos últimos anos. A segurança dessas embarcações está diretamente relacionada aos cuidados tomados durante a sua construção, assim como à segurança individual de todas as pessoas envolvidas e à proteção do meio ambiente. Por isso, existem as especificações normativas para para a construção de embarcação de recreio em plástico reforçado com fibra de vidro, com comprimento igual ou inferior a 24 m.

Da Redação – 

Esses produtos devem possuir as estruturas em laminados sólidos formadas por uma superfície em plástico reforçado com fibra de vidro (PRFV) compreendida entre reforços longitudinais e transversais de PRFV. Os reforços de fibras de vidro em laminados sólidos devem conter no mínimo 30% em massa de tecidos. Estes tecidos podem ser tramados do tipo woven roving, biaxial, triaxial ou unidirecional.

A diferença entre as propriedades mecânicas nas duas direções principais paralelas às bordas do laminado, conhecido como ortotropia, não pode ser maior do que 20%. A tensão normal máxima atuante nas estruturas em laminados sólidos e a deflexão relativa máxima dos elementos da estrutura não podem superar os valores indicados na norma.

As estruturas em laminados tipo sanduíche são formadas por três partes, sendo duas camadas de PRFV laminadas em ambas as faces de um material de núcleo de baixa densidade. As propriedades mecânicas e as proporções dos componentes da estrutura devem ser tais que, estando o laminado tipo sanduíche submetido a uma carga lateral, as forças normais sejam suportadas pelas faces de PR...

Artigo atualizado em 24/06/2025 11:54.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica