Publicado em 13 dez 2022

A determinação das dimensões das tubulações e conexões de plástico

Redação

No Brasil, o setor de PVC aplica os métodos de ensaio das NBR NM 85 e NBR 14264, para a determinação de dimensões de componentes de tubos e conexões. Em sistemas sanitários e na construção de casas, as tubulações de plástico PVC garantem uma facilidade muito grande limpeza. Entretanto, a facilidade com que apresentam rachaduras quando expostos a altas temperaturas faz com que os mais variados tipos de tubos plásticos sejam pouco aconselháveis na montagem de estruturas e andaimes que servirão de suporte em caldeiras e altos-fornos. Isso porque as altas temperaturas podem causar algum dano no material plástico. Para a medição, a exatidão é o grau de concordância entre o resultado do ensaio e o valor de referência aceito. O termo, quando aplicado a um conjunto de resultados de ensaio, envolve uma combinação de componentes aleatórios e um erro sistemático ou componente de desvio (NBR ISO 3534-1). A calibração é o conjunto de operações que estabelece, sob condições especificadas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição ou sistema de medição ou valores representados por uma medida realizada ou um material de referência, e os valores correspondentes obtidos em padrões. Um padrão de referência é a definição internacionalmente aceita de uma determinada unidade de medida. Os usuários devem conhecer os métodos de medição e/ou determinação das dimensões de tubos e conexões de plástico e precisão da medição.

Da Redação – 

As tubulações de plástico contam com características tais como leveza, resistência aos produtos químicos e corrosivos, além de serem mais higiênicas, fator que torna esse material um produto perfeito na construção de tubulações sanitárias. Claro que, dependendo da finalidade dos tubos feitos de plástico, eles podem ser mais espessos ou mais finos, curtos ou compridos e com diâmetros diferentes.

Como o PVC é um plástico com características únicas, sua grande versatilidade faz com que esteja mais presente no dia a dia, o que o torna uma alternativa viável e atrativa em muitos mercados, substituindo materiais como alumínio, borracha, cobre, alvenaria, cerâmica, vidro ou madeira. O resultado são as várias aplicações que oferecem contribuições fundamentais para a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável.

O PVC contém, em peso, 57% de cloro, obtido através da eletrólise do sal marinho (um recurso natural inesgotável) e 43% de eteno, derivado do petróleo. A eletrólise é a reação química resultante da passagem de uma corrente elétrica por água salgada (salmoura).

Para a obtenção do eteno, que r...

Artigo atualizado em 13/12/2022 05:13.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica