Publicado em 12 set 2023

As peças de ligas de cobre fundidas em coquilhas devem cumprir a norma técnica

Redação

No processo de fundição em coquilha, o metal líquido é derramado em um molde pela ação da gravidade com ferramentas que podem ser manuais ou com sistema hidráulico. Esse processo é adequado para média produção em razão de sua agilidade e eficácia e, além disso, o método em questão apresenta baixo índice de perda de material. No caso do cobre, esse processo é preferível a outros métodos de fabricação de cobre, como conformação ou usinagem. A fundição em coquilhas do cobre é ótima para produzir rapidamente grandes volumes de peças, fabricar peças de cobre com designs complexos e intrincados e fabricar peças com tolerâncias rígidas. Existem parâmetros normativos obrigatórios para as peças de cobre fundidas em coquilha para ligas de cobre.

Da Redação – 

O processo de fundição em coquilha oferece diversas vantagens, como boas propriedades mecânicas, variabilidade baixa, precisão dimensional, custo efetivo para alto volume, capacidade de produzir formas próximas das do produto final, qualidade do metal e espaçamento dos braços dendríticos muito pequenos e tratável e soldável termicamente. Uma das maiores vantagens de se optar pelo uso do processo de fundição em coquilha é a qualidade final do produto, pois tal processo permite maior precisão dimensional, dando o mínimo de variabilidade para os produtos fabricados em uma mesma linha.

Conforme informações da NBR 6941 de 06/2015 - Peças de ligas de cobre fundidas em coquilhas - Requisitos e métodos de ensaio, as peças podem ser fundidas por qualquer método apropriado e devem satisfazer os requisitos descritos a seguir. Devem ser...

Artigo atualizado em 12/09/2023 04:47.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica