Publicado em 01 set 2020

A qualificação dos laboratoristas

Redação

O laboratório deve ser visto como um local especial de trabalho, pois ele pode se tornar perigoso, caso não seja utilizado adequadamente. Devido ao tipo de trabalho desenvolvido nos laboratórios os riscos de acidentes a que estão sujeitos os laboratoristas são os mais variados possíveis. Os laboratórios devem possuir um manual de segurança contendo normas gerais de segurança e técnicas laboratoriais básicas. O responsável pelo laboratório deve transmitir e orientar os seus colaboradores quanto aos procedimentos corretos de trabalho e as atitudes que devam tomar para evitar possíveis acidentes. São comuns acidentes por exposições a agentes tóxicos e/ou corrosivos tais como queimaduras, incêndios, explosões e lesões causadas por condições inseguras de trabalho. Na maioria das vezes, o laboratório é montado em local já existente acarretando utilização inadequada dos espaços e mobiliários, disposição incorreta das instalações e falta de equipamentos de proteção coletiva e individual. O laboratório não deve ser um local improvisado, mas apresentar condições ideais para se desenvolver um trabalho dentro de padrões de segurança adequados. Os laboratoristas, estagiários e colaboradores necessitam serem orientados sobre as regras e os procedimentos básicos que devem ser implantados e utilizados em laboratórios visando a segurança de todos. Conheça os requisitos exigíveis e a sistemática para a qualificação e certificação de executantes de serviços laboratoriais siderúrgicos, petrolíferos, de metalmecânica e de mineração para execução de ensaios mecânicos, além da sistemática para a qualificação e certificação de executantes de serviços laboratoriais siderúrgicos, petrolíferos, de metalmecânica e de mineração para a especialidade de ensaios químicos.

Da Redação – 

Um dos fatores relacionados com a segurança em um laboratório diz respeito ao trabalho que é um conjunto de medidas técnicas, administrativas, educacionais, médicas e psicológicas que são empregadas para prevenir acidentes, quer eliminando condições inseguras do ambiente, quer instruindo ou convencendo pessoas na implantação de práticas preventivas. O risco é o perigo a que determinado indivíduo está exposto ao entrar em contato com um agente tóxico ou certa situação perigosa e toxicidade é qualquer efeito nocivo que advém da interação de uma substância química com o organismo.

Os laboratoristas precisam se preocupar com os acidentes que são todas as ocorrências não programadas, estranhas ao andamento normal do trabalho, das quais poderão resultar danos físicos e/ou funcionais e danos materiais e econômicos. As atividades ou operações insalubres são aquelas que, por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, exponham os empregados a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza e da intensidade do agente e do tempo de exposição aos seus efeitos.

As atividades ou operações perigosas são aquelas reguladas pelo Ministério do Trabalho e que, por sua natureza ou métodos de trabalho, impliquem o contato permanente com inflamáveis ou explosivos em condições de risco acentuado. Os diversos agentes químicos podem entrar em contato com o organismo humano por inalação, absorção cutân...

Artigo atualizado em 01/09/2020 01:19.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica