Publicado em 13 dez 2022

Os riscos das superfícies aquecidas em máquinas que podem causar queimaduras

Redação

Todos os dias, os trabalhadores são feridos no trabalho devido aos riscos das máquinas e, em alguns casos, essas lesões são fatais. É importante que os empregadores compreendam os perigos associados às máquinas e tomem medidas para proteger os seus trabalhadores. A maioria das máquinas tem o potencial de causar ferimentos às pessoas. Essas lesões podem variar em gravidade, desde um pequeno corte ou contusão, passando por vários graus de ferimento e mutilação incapacitante, até esmagamento, decapitação ou outras lesões fatais. No caso do contato com superfícies quentes da máquina, pode-se haver queimaduras na pele. As queimaduras: podem ser classificadas em queimadura de espessura parcial superficial: mesmo nas queimaduras mais superficiais, a epiderme é completamente destruída, mas os folículos pilosos e glândulas sebáceas, bem como as glândulas sudoríparas, são poupados; queimadura de espessura parcial profunda: uma parte substancial da derme e todas as glândulas sebáceas são destruídas e apenas as partes mais profundas dos folículos pilosos ou das glândulas sudoríparas sobrevivem; e queimadura de espessura total: toda a espessura da pele é destruída e não há elementos epiteliais sobreviventes. O limiar das queimaduras é a temperatura superficial que define o limite entre a ausência de queimaduras e uma queimadura de espessura parcial superficial, causada pelo contato da pele com uma superfície aquecida, para um período específico de contato. A ocorrência de queimaduras depende da temperatura da pele e da duração da elevação de sua temperatura. A conexão entre a temperatura da pele, duração de sua elevação e a ocorrência de queimaduras tem sido cientificamente estudada e é conhecida, mas não é possível, por meio de meios simplificados, medir a temperatura da pele durante seu contato com superfícies aquecidas de uma máquina ou equipamento. Em razão disso, não são os valores de temperatura da pele que são indicados na norma, mas sim especificados os valores de temperatura de superfícies aquecidas de máquinas ou equipamentos que, em contato com a pele, provocam as queimaduras (o limiar de queimaduras). A temperatura da superfície de uma máquina ou equipamento é mensurável de forma simples pela utilização de instrumentos apropriados. Existem parâmetros normativos dos dados relativos às circunstâncias sob as quais o contato com superfícies aquecidas pode causar queimaduras. Esses dados permitem a avaliação dos riscos de queimaduras.

Da Redação – 

O acidente de trabalho é aquele que ocorre durante o exercício do trabalho a serviço da empresa ou pelo exercício do trabalho dos segurados, provocando lesão corporal ou perturbação funcional, que cause a morte, a perda ou a redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho. A maior parte das vítimas de acidente de trabalho apresentam queimaduras principalmente no tórax anterior e posterior e nos membros superiores.

Entretanto, isto depende do tipo de trabalho realizado. Em sua maioria, os acidentes que ocorrem no ambiente doméstico ou laboral podem ser evitados se medidas preventivas fossem implementadas com realização de educação em saúde e uso dos equipamentos de proteção individual (EPI). Dessa forma, as superfícies acessíveis de máquinas ou equipamentos que ficam aquecidas quando em operação representam fontes de risco de queimadura. Tocar tais superfícies aquecidas pode ocorrer de forma intencional, por exemplo, para operar um manípulo do equipamento, ou de forma acidental, quando a pessoa estiver próxima ao equipamento.

As orientações gerais para o projeto de máquinas seguras, le...

Artigo atualizado em 13/12/2022 05:21.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica