Publicado em 02 set 2025

A gestão e a implementação do aviso público antes, durante e após os incidentes

Redação

A função da disseminação de avisos é enviar as informações repetidamente, usando vários canais de comunicação e em idiomas apropriados; identificar a data e a hora da emissão dos avisos públicos repetidos e periódicos; considerar as necessidades de uma população transitória que não está familiarizada com o ambiente local; confirmar se o conteúdo de alertas, notificações e informações relacionadas atendem às necessidades dos grupos vulneráveis; e solicitar feedback das partes interessadas para melhorar a divulgação dos avisos. Os meios de comunicação têm um papel importante a desempenhar na informação das pessoas em risco. Há um benefício em estabelecer relacionamentos com os meios de comunicação. Para uma melhor colaboração com os meios de comunicação, é importante entender os ciclos e prazos das notícias. Em sua nova edição, a NBR ISO 22322 de 07/2025 - Segurança e resiliência — Gestão de emergência — Diretrizes para aviso público fornece as orientações normativas para o desenvolvimento, a gestão e a implementação de aviso público antes, durante e após os incidentes, sendo aplicáveis a qualquer organização responsável por aviso público, em todos os níveis, do local ao internacional. Antes de o sistema de aviso público ser planejado e implementado, devem ser avaliados os riscos e as consequências de possíveis perigos.

Geralmente, o aviso público consiste em alerta e notificação. Um alerta pode ser disseminado antes de um impacto devido a um incidente, quando uma previsão é possível, ou imediatamente após um impacto.

A notificação serve como parte da educação, conscientização pública e exercício, a fim de preparar as pessoas potencialmente em risco de incidentes iminentes. A notificação também pode fazer parte das medidas de prevenção em caso de incidentes previsíveis, para informar as pessoas potencialmente em risco sobre como se preparar para responder a previsões simples até avisos de evacuação.

Quando um alerta é disseminado, a notificação serve para informar sobre o que aconteceu, quem é afetado, onde pode estar o perigo e como tomar medidas de proteção. Quando apropriado, a notificação inclui informações com instruções de aconselhamento ou compulsórias. A notificação é feita repetida e frequentemente até que a mensagem sinal verde seja emitida.

Dessa forma, as pessoas em risco devem ser informadas sobre as ações de segurança apropriadas a serem tomadas antes, durante e após os incidentes. Cada indivíduo deve estar ciente da natureza dos riscos e...

Artigo atualizado em 29/08/2025 09:21.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica