Na busca pelo bem-estar, a atividade física se tornou um dos grandes ativos das empresas
Redação
A atividade física se tornou um fator crucial para o bem-estar dos colaboradores e para a competitividade das empresas. A prática regular de esportes melhora o humor, a autoestima, a disposição e reduz o estresse, a ansiedade, a depressão e a Síndrome de Burnout e isso impacta positivamente a produtividade, diminuindo o absenteísmo e o turnover.

Suzie Clavery –
De acordo com o Ministério da Previdência Social, quase 500 mil licenças médicas foram concedidas pelas empresas em 2024 devido a questões de saúde mental, o que representa um aumento de 68% em relação ao ano anterior. Os transtornos mais registrados foram ansiedade (141.414) e depressão (113.604).
São números alarmantes e que pedem por soluções imediatas. É aqui que a atividade física entra como um fator-chave.
Uma enorme parcela dos trabalhadores passa a maior parte do dia no ambiente de trabalho do que em suas próprias casas, tendo pouco tempo para se exercitar regularmente. Até por isso, o Brasil é um dos países mais sedentários da América Latina: segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 47% da população brasileira se encontra nessa condição.
Esse tipo de rotina cria uma cadeia de problemas, já que a prática regular de esportes, independentemente da modalidade, traz diversos benefícios físicos e mentais. É o caso da melhora do humor, que acontece porque neurotransmissores como as endorfinas são liberados durante os exercícios para promover o bem-estar.
Dessa forma,...