Publicado em 07 Sep 2021

Saiba como definir o preço do seu produto ou serviço

Redação

Definir preço é um dos maiores desafios e também uma das maiores deficiências dos executivos. Portanto, saiba que você não está sozinho ao se deparar com os dilemas da precificação. Para ajudar nessa questão, confira algumas ideias para ajudar os empresários nesse importante ponto de qualquer negócio.

Artur Motta – 

O ponto inicial da precificação é a análise de custos, pois as receitas abaixo das despesas tornam o negócio insustentável no longo prazo. Na sequência, é preciso avaliar os objetivos do empreendedor como, por exemplo, se questionar se quero ter um grande número de clientes rapidamente ou prefiro obter um posicionamento premium com poucos e seletos clientes?

Você deve avaliar se há clientes interessados na sua oferta e também a quantidade deles. A análise da concorrência também é importante, pois estabelece os patamares de preço do mercado, patamares esses que costumam ser a referência para muitos clientes.

Analisar a concorrência é uma premissa básica para a formação do preço, mas a quantidade de variáveis envolvidas torna o processo complexo. Inicialmente, é importante destacar que não há uma regra única para todos os negócios, pois os objetivos dos empreendedores costumam ser distintos.

O ponto de partida para a análise da concorrência é o levantamento de informações, como a quantidade e localização da concorrência, o preço praticado, as formas de pagamento, os convênios aceitos, entre outro...

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