Publicado em 11 May 2021

O comissionamento das estações de armazenamento de gás natural liquefeito

Redação

O gás natural liquefeito (GNL) é o gás natural submetido a processo de liquefação, por resfriamento, para estocagem e transporte, passível de regaseificação em unidades próprias. O GNL é resultado da refrigeração do gás natural com o objetivo de reduzir seu volume e aumentar a densidade energética para um transporte mais eficiente. O processo consiste em submeter o gás natural à temperatura criogênica para a condensação do metano, seu principal componente, ocasionando a redução volumétrica no qual 1 m3 de GNL corresponde 600 m³ de gás natural. O GNL possui uma concentração de 85-95% de metano, não é corrosivo ou tóxico. Ele é uma mistura de hidrocarbonetos inflamável com ar de 5-15% em base volumétrica e cuja temperatura de autoignição é de 540ºC. Ele pode ser classificado conforme sua densidade, quantidade de nitrogênio, de metano, dentre outros parâmetros. Deve-se entender os riscos e os parâmetros para o projeto, montagem, comissionamento, operação, manutenção e inspeção da estação de armazenamento e vaporização de gás natural liquefeito para suprimento de gás natural, incluindo equipamentos, segurança e dispositivos de controle.

Da Redação – 

Os consumidores de GNL em pequena escala incluem plantas de geração elétrica, clientes residenciais, comerciais, assim como clientes industriais. Contudo, o GNL está alcançando novos nichos de mercado combustível no setor de transporte, em especial nos modais rodoviário e marítimo. Derivados de petróleo são amplamente utilizados nesses segmentos, e por causa de restrições de emissão ambiental e competitividade de ordem econômica, o interesse pelo GNL é crescente.

Tradicionalmente, uma cadeia de valor do GNL em pequena escala inclui plantas de liquefação, modais de transporte, rodoviário ou hidroviário, e plantas satélites de regaseificação, cujas instalações incluem tanque de armazenamento e vaporizadores para a regaseificação do combustível no local onde será consumido. A cadeia de valor do GNL em pequena escala é comumente chamada de gasoduto virtual, pois na prática desempenha função análoga de distribuição e transporte de gás natural, porém através de modais de transporte ao invés de infraestrutura dutoviária. O tipo das plantas de liquefação é definido conforme sua finalidade e capacidade instalada de ...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica