Publicado em 26 out 2021

A conformidade dos tubos de polietileno para irrigação

Redação

Os tubos de polietileno (PE) para irrigação podem ser utilizados para sistema de gotejamento e mini sprinkler, sendo resistentes aos raios ultravioleta, produtos químicos e fertilizantes, usados na agricultura. Esses tubos têm superfície interna lisa que minimiza as perdas por atrito e podem ser usados em vários sistemas de microirrigação, como microaspersor, gotejamento, miniaspersores, jatos e nebulizadores. O PE é o material de tubulação preferido para sistemas de irrigação residenciais, comerciais e na agricultura. O tubo é flexível e pode ser enrolado, proporcionando longos trechos contínuos. Além disso, ele pode dobrar a um raio de curvatura mínimo de até 30 vezes o diâmetro externo do tubo, muitas vezes eliminando a necessidade de conexões. O polietileno é duro, resistente à abrasão e não se torna quebradiço como o PVC. Os sistemas de irrigação de polietileno têm uma expectativa de vida estendida de 25 a 50 anos com base no tipo do material e na instalação. Pode ser facilmente instalado de várias maneiras, incluindo arados vibratórios, corte aberto ou por meio de perfuração direcional horizontal. Nenhuma cola ou solvente são necessários para unir o tubo. Para juntas sem vazamentos permanentes, pode-se aquecer o PE feito para tamanhos de tubos e isso é normalmente usado em redes de campos esportivos. Para instalações residenciais ou comerciais menores, o tubo pode ser unido com acessórios de inserção e braçadeiras. Um sistema completo de aspersores está disponível para tubos de polietileno para irrigação. O polietileno é econômico, fácil de trabalhar e a escolha ideal para o sistema de irrigação. Algumas vantagens desse tipo de tubo para a irrigação incluem a umidade dentro da zona da raiz pode ser mantida com menos água, a perda minimizada de fertilizantes/nutrientes devido à aplicação localizada e lixiviação reduzida, custo de mão de obra mais baixo, boa eficiência hídrica, capacidade de irrigar campos de formato irregular, erosão zero do solo, nivelamento do campo não é necessário e distribuição uniforme de água. Normalmente, pode ser operado com pressão mais baixa do que outros tipos de irrigação pressurizada, reduzindo os custos de energia e a variação no fornecimento pode ser regulada por válvulas e gotejadores. Dessa forma, deve-se entender os parâmetros e as características de tubos (linhas principais, secundárias e laterais) fabricados de polietileno (PE), destinados para a condução de água para irrigação, a uma temperatura da água de até 45°C.

Da Redação – 

Os tubos de polietileno para irrigação são peças empregadas na montagem de tubulações. Unidos por conexões, pode também ser fabricados em polietileno de alta densidade), e apresentam grande eficiência e versatilidade. Os tubos são normalmente empregados em vários setores da indústria e executam várias funções, porém, a irrigação e drenagem de terrenos é uma das atividades mais comuns em que eles são utilizados, estando presentes com muita frequência na agricultura e na construção civil, promovendo o transporte de água para o terreno.

Oferecem uma série de vantagens em relação aos tubos utilizados em tubulações comuns, pois são flexíveis, de forma que as tubulações de podem ser instaladas para executar curvas e a desviar de obstáculos presentes no terreno sem a necessidade de muitas conexões. Graças a essa flexibilidade, os tubos de polietileno para irrigação se adaptam com perfeição às particularidades do terreno.

São leves, com densidade inferior à da água, isso faz que eles possam ser transportados e manuseados com facilidade. São também resistentes a abrasão e a impactos, o que faz que tenham ótima...

Artigo atualizado em 26/10/2021 12:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica