Publicado em 16 nov 2021

Maior investimento para a transformação digital está no capital humano

Redação

Conheça alguns caminhos de aprendizagem para quem ainda sente dificuldades em executar mudanças. O que se vê é que o progresso ainda esbarra no desconhecimento das empresas, que sequer criaram estratégias para consolidar a transformação digital, um conceito de destruição criativa, em rede, dos modelos de negócios tradicionais provocada pela maturidade das plataformas digitais. É fato que há incorporações tecnológicas importantes nos produtos, no entanto, muito poucas mudaram a forma como inovam; como trabalham com seus colaboradores, como se relacionam com seus consumidores; como competem entre si e, com outros setores.

Flávio Padovan – 

Desde a invenção da roda, passando pela Revolução Industrial e pela inteligência artificial, até a internet das coisas, o ser humano sempre esteve no centro da evolução tecnológica. Por isso, a transformação digital diz muito mais sobre uma mudança de mentalidade das pessoas do que meramente a criação ou adoção de novas tecnologias.

Nas empresas, então, esta requer um novo comportamento, focado nas exigências impostas por uma nova realidade, na qual a tecnologia avança mais rápido. O conceito da transformação digital já vinha permeando o universo corporativo, mas essa transição foi acelerada e ganhou protagonismo com a pandemia, que mostrou a importância do digital para a sustentabilidade dos negócios.

Os gestores, porém, não estavam preparados para a velocidade dessa mudança. O que se vê é que o progresso ainda esbarra no desconhecimento das empresas, que sequer criaram estratégias para consolidar a transformação digital, um conceito de destruição criativa, em rede, dos modelos de negócios tradicionais provocada pela maturidade das plataformas digitais.

É fato que há incorporações tecnológi...

Artigo atualizado em 16/11/2021 01:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica