Publicado em 21 abr 2020

O chefe deve ser amado ou temido?

Redação

Líder é aquele que entrega bons resultados, consistentemente, com sua equipe e fazendo certo. Quem não se encaixa nessa descrição não é líder.

Vicente Falconi - 

Uma questão levantada por Maquiavel na obra O Príncipe é se o líder deve ser amado ou temido? Recentemente tenho visto diversos livros sobre o tema de liderança que descrevem tantas características obrigatórias para um líder que sempre penso: será que dá para lembrar disso tudo? Já vi líderes excelentes de todo tipo: sorridentes ou sisudos, populares ou impopulares. Não creio que esses sejam fatores realmente importantes.

Líder é aquele que entrega bons resultados, consistentemente, com sua equipe e fazendo certo. Quem não se encaixa nessa descrição não é líder. Qualquer empresa pode fazer essa avaliação ao longo dos anos por meio de métodos objetivos e localizar seus executivos, de modo que ao final de alguns anos terá a felicidade de ter apenas líderes em cargos de chefia. Trata-se de um processo de longo prazo que pode levar de cinco a sete anos, porque é preciso tempo para recrutar, treinar, avaliar e promover pessoas.

Não creio que uma pessoa deva ficar se pautando por receitas mágicas de liderança porque, no final, o que interessa mesmo é trazer metas com alinhamento aos valores da empresa. As perguntas que devem ser feitas são as seguintes: eu tenho as melhores pessoas em minha equipe? Eu e minha equipe estamos preparados para aplicar o método de solução de problemas?

Eu tenho discutido com minha equipe e dado feedback sobre seu alinhamento aos valores da empresa? A avaliação do desempenho deve leva...

Artigo atualizado em 20/04/2020 03:43.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica