Publicado em 21 Apr 2020

A acessibilidade em trem urbano ou metropolitano

Redação

De maneira geral, pode-se dizer que a acessibilidade e possibilidade e condição de alcance para utilização, com segurança e autonomia, de espaços, mobiliários, equipamentos urbanos, edificações, transportes, informação e comunicação, inclusive seus sistemas e suas tecnologias, bem como de outros serviços e instalações abertos ao público, de uso público ou privados de uso coletivo, tanto na zona urbana como na rural, por pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Já o desenho universal é a concepção de produtos, ambientes, programas e serviços a serem usados por todas as pessoas, sem necessidade de adaptação ou de projeto específico, incluindo os recursos de tecnologia assistiva. No caso dos trens, a ideia é proporcionar à maior quantidade possível de pessoas, independentemente de idade, estatura e condição física ou sensorial, a utilização de maneira autônoma e segura do ambiente, mobiliário, equipamentos e elementos do sistema de trem urbano ou metropolitano.

Da Redação – 

Segundo os dados do Censo 2010, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística informou que a porcentagem de pessoas com algum tipo de deficiência no Brasil é de 6,7% ante 23,9% anteriormente. No intuito de otimizar a discussão sobre o acompanhamento dos indicadores de dados sobre pessoas com deficiência no país, o IBGE divulgou o panorama nacional e internacional de produção de indicadores sociais.

O programa traz dados relativos a diversos grupos, como crianças, adultos, idosos, pessoas com deficiência, povos indígenas, além de abordagens de gênero e étnico-raciais. O principal objetivo é informar a presença de lacunas nas abordagens temáticas estudadas.

São milhões de brasileiros que possuem algum tipo de deficiência e que precisam se locomover pela cidade ou mesmo para viajar a destinos mais distantes. Por isso, a acessibilidade nos meios de transporte é um assunto tão importante.

Em grandes cidades de todo o mundo, alguns vagões de metrô e de trem contam com vagões especiais para pessoas com deficiência. Além disso, não somente nesses vagões selecionados e indicados visualmente, também há assentos preferenciais. Normalmente possuem cores diferentes dos demais assentos, justamente para facilitar sua localização e informar a todos os passageiros...

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica