Publicado em 08 fev 2022

A normalização dos filmes estiráveis de policloreto de vinila para alimentos

Redação

O policloreto de vinila (PVC) é um tipo de resina que apresenta propriedades dependendo da formulação e orientação, tendo aplicações para alimentos in natura como filmes estiráveis. O copolímero de cloreto de vinilideno apresenta propriedades dependendo do grau de polimerização e proporções dos comonômeros utilizados na sua fabricação. Um exemplo dessa aplicação são os laminados usados como tampa de bandejas plásticas contendo alimentos com atmosfera modificada. As poliamidas (PA) são uma grande família, cujas propriedades dependem da estrutura química e das condições de processo. As PA são hidrofílicas e a absorção de umidade afeta a sua processabilidade, resistência mecânica e propriedades de barreira. Em geral, apresentam boa barreira a gases e aromas, boa resistência mecânica, flexão e boa resistência térmica. Pode-se dizer que as embalagens de plástico são muito utilizadas para proteger alimentos de fatores ambientais como umidade, oxigênio e temperatura, assim como para facilitar o manuseio, o transporte e a estocagem desses produtos. Elas também podem tem outras funcionalidades importantes, como facilitar o consumo do alimento em diferentes situações e atuar como uma ferramenta de divulgação da marca aos consumidores, além das próprias características do produto, condições de estocagem, forma de uso, etc. Devido ao contato desse tipo de embalagem com alimentos e, a possibilidade de migração do aditivo para o produto, há a necessidade de controle sobre o tipo e a quantidade de substâncias que podem ser adicionadas ao PVC para dar-lhe as características específicas sem causar riscos à saúde humana. O óleo de soja epoxidado é um dos aditivos permitidos para uso em embalagem plástica para alimentos, sendo muito utilizado em embalagens plásticas flexíveis. O óleo de soja epoxidado é usado como plastificante em PVC e tem, também, propriedade de estabilização térmica. Dessa forma, deve-se entender os parâmetros exigíveis para os filmes estiráveis de policloreto de vinila (PVC) destinados ao contato com alimentos.

Pode-se encontrar alimentos envoltos em um plástico transparente - tanto no supermercado, como em casa, quando eles são guardados para evitar a deterioração. Esse plástico é um filme de PVC que é prático para armazenar os alimentos, pois adere muito bem às superfícies.

Além disso, ele protege os alimentos dos fungos e bactérias e tem uma alta permeabilidade a gases, o que o torna uma opção para o acondicionamento de produtos in natura que respiram, consumindo oxigênio e liberando gás carbônico, mesmo dentro da embalagem. Contudo, apesar da praticidade e da proteção contra fungos e bactérias, o filme estirável de PVC pode liberar os ftalatos para os alimentos e, por isso, deve-se tomar cuidado na hora de embalar alimentos com eles. Caso haja a necessidade, nunca leve ao forno o alimento junto com plástico, pois o calor ajuda na liberação de mais plastificante para o alimento.

O filme de PVC é um plástico versátil, resistente, durável, impermeável e 100% reciclável. Ele não se corrói, é um bom isolante térmico e acústico, não propaga fogo e pode ser produzido em qualquer cor, desde transparente até opaco, podendo ser tanto rígido quanto flexíve...

Artigo atualizado em 08/02/2022 04:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica