Publicado em 08 mar 2022

O 5G e as novas tecnologias vão moldar o desenvolvimento da indústria em 2022

Redação

A previsão feita pela CNI para o PIB Industrial do ano é uma alta de 6,1%, enquanto nos anos anteriores a indústria registrou uma variação anual bem inferior -- com ressalva dos impactos da pandemia na economia e indústria, em 2020. Esse panorama reforça os benefícios proporcionados pela aplicação de tecnologia à manufatura, incentivando um movimento geral dos players do setor em aderirem a soluções também. Nesse sentido, e apoiado à rapidez do mercado tecnológico em disponibilizar inovações, as indústrias possuem uma série de recursos que podem ser implementados e impactarem diretamente a produtividade no chão de fábrica nos próximos anos.

Angela Gheller – 

A pandemia acelerou uma série de inovações e transformações em diferentes setores da economia. No caso da manufatura, observamos um movimento intenso das empresas em aderir efetivamente à Indústria 4.0, implementando tecnologias no chão de fábrica com o intuito de aumentar produtividade e incrementar a produção. E os dados realmente comprovam os ganhos obtidos com tantas evoluções da transformação digital no setor.

Um estudo encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), realizado de novembro a dezembro de 2020, apontou que 54% das empresas entrevistadas que adotaram até três tecnologias integradas registraram lucro igual ou maior que no período pré-pandemia. Ainda em 2021, observamos que os resultados e o desempenho da indústria devem seguir despontando: a previsão feita pela CNI para o PIB Industrial do ano é uma alta de 6,1%, enquanto nos anos anteriores a indústria registrou uma variação anual bem inferior -- com ressalva dos impactos da pandemia na economia e indústria, em 2020.

Esse panorama reforça os benefícios proporcionados pela aplicação de tecnologia à manufatura, incentiva...

Artigo atualizado em 08/03/2022 12:15.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica