Publicado em 19 jul 2022

A capacidade de carga e a vida útil estimada dos mancais de rolamento

Redação

Os mancais são elementos de máquina que servem de apoio fixo para eixos. Geralmente é composto de uma estrutura de ferro fundido e bipartida (base tampa), que encerra o casquilho, no qual gira o eixo. Os principais tipos de mancal são: os de escorregamento, deslizamento ou bucha; rolamento; hidrodinâmicos; hidrostáticos e aerostáticos. São constituídos de dois anéis concêntricos e entre esses são colocados elementos rolantes, tais como rolamentos de esferas, agulhas ou roletes. São indicados em projetos que exigem maior velocidade e menor atrito. A vida de um único mancal de rolamento é o número de revoluções que um dos anéis do rolamento ou anéis de encosto faz em relação ao outro anel ou anel de encosto antes que a primeira evidencia de fadiga se desenvolva no material de um dos anéis ou anéis de encosto ou em um dos elementos rolantes. A vida pode ser, também, expressa em números de horas de operação a uma determinada velocidade de rotação constante. capacidade de carga dinâmica radial básica carga radial estática constante em que o mancal de rolamento pode, teoricamente, suportar para uma vida útil estimada básica de um milhão de revoluções. No caso de rolamentos de uma carreira de esferas de contato angular, a capacidade de carga radial refere-se ao componente radial da carga que produz um deslocamento puramente radial nos anéis do rolamento um em relação ao outro. A capacidade de carga dinâmica axial básica é a carga axial constante e centrada na qual um mancal de rolamento pode, teoricamente, suportar para uma vida útil estimada básica de um milhão de revoluções. A carga radial dinâmica equivalente é a carga radial estática constante na qual um mancal de rolamento teria a mesma vida se estivesse sob as condições reais de carga. Normalmente, é praticamente impossível estabelecer a durabilidade de um rolamento selecionado para uma aplicação especifica, por meio do ensaio de um número suficiente de rolamentos nesta mesma aplicação. Contudo, a vida, conforme definido, é uma representação essencial da durabilidade. Desta forma, um cálculo de vida confiável pode ser considerado um substituto apropriado e conveniente para o ensaio. O proposito seria providenciar a base necessária para o cálculo de vida util. Existem os métodos de cálculo da capacidade de carga dinâmica básica de mancais de rolamentos dentro do campo de dimensões mostrados nas publicações ISO relevantes, fabricados com aço para rolamentos, com tratamento térmico, de alta qualidade, normalmente utilizados e usuais, de acordo com as boas praticas de fabricação e, basicamente, de projeto convencional com relação ao formato das superfícies de contato rolantes.

Da Redação – 

A função de um mancal é servir de apoio para os eixos girantes. Logo, os mancais estão sujeitos às forças de atrito devido a rotação do eixo. Dessa forma, o atrito ocorre devido ao contato da superfície do eixo com o mancal.

Portanto, pode-se definir que a função do mancal é dar apoio e suportar uma carga enquanto está em contato com um eixo ou elemento rolante. Os mancais são do tipo deslizante ou rotativo, sendo um componente fundamental em qualquer máquina ou equipamento.

Principalmente quando se pretende obter eficiência na transmissão de potência em sistemas mecânicos, quando, qualquer falha pode causar a parada do equipamento e, consequentemente, a perda de produção. É praticamente impossível estabelecer a durabilidade de um rolamento selecionado para uma aplicação especifica, por meio do ensaio de um número suficiente de rolamentos nesta mesma aplicação.

Contudo, a vida, conforme definido, é uma representação essencial da durabilidade. Desta forma, um cálculo de vida confiável pode ser considerado um substituto apropriado e conveniente para o ensaio. O propósito da norma é providenciar a ...

Artigo atualizado em 19/07/2022 05:38.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica