Publicado em 18 out 2022

A Qualidade das obras de abastecimento de água, esgoto sanitário e drenagem

Redação

Normalmente, o esgoto domiciliar é coletado in natura por uma rede separada e direcionado até uma estação de tratamento. Depois de tratado, ele é devolvido ao meio ambiente, sem riscos de poluir os mananciais. As águas pluviais são lançadas no mar, rios ou em lagoas de captação por meio de galerias construídas pelas prefeituras.

A ligação de esgoto na rede de drenagem traz prejuízos para a população e para o meio ambiente. Quando isso ocorre, a rede de drenagem lança o esgoto sem tratamento no mar, em rios e lagos. Além disso, provoca mau cheiro nas vias públicas proveniente dos bueiros. Já o lançamento indevido de água de chuva na rede coletora de esgoto pode causar extravasamentos, o retorno de esgoto nas residências e nos poços de visita, que dão acesso às redes de serviço subterrâneas. Isso ocorre porque a tubulação de esgoto foi dimensionada para receber somente esgoto e não suporta o volume do efluente doméstico misturado à água da chuva. Como não existe conexão entre as duas redes, os imóveis não podem canalizar a água da chuva para a rede de esgoto. Essa ligação é considerada clandestina. A água da chuva jogada irregularmente empurra o esgoto para as ruas e para os mananciais que abastecem as cidades, quando a população faz a ligação de rede de esgoto na rede de drenagem. Existem requisitos normativos obrigatórios para a execução de obras lineares de sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário e drenagem urbana, com a utilização de tubos rígidos (concreto e cerâmica), semirrígidos (ferro fundido e PRFV) e flexíveis (PVC, polietileno e polipropileno).

Da Redação – 

A rede de esgotamento coleta o esgoto dos imóveis e o direciona para as estações de tratamento de esgoto onde ele passa por diversos procedimentos até estar apto para retornar ao meio ambiente. Já a rede de drenagem de água pluvial recolhe os excessos de água da chuva que se acumulam em superfícies e subsolos da cidade. Ela é formada por estruturas de engenharia encarregadas de conduzir as águas residuais das chuvas de volta aos rios, lagos e mares sem necessitar receber tratamento.

É um mecanismo que atua para evitar alagamentos nas cidades. As redes de esgoto são dimensionadas para receber apenas o esgoto sanitário e não suportam o volume da água da chuva quando estas se misturam. Isso acontece porque a presença da água da chuva sobrecarrega o sistema de coleta de esgoto podendo provocar o rompimento das tubulações.

Mesmo quando a estrutura consegue suportar o volume excessivo de água, a eficiência do tratamento fica prejudicada porque o esgoto já chega muito diluído. Por sua vez, quando são realizadas ligações de esgoto clandestinamente na rede de drenagem pluvial estas provocam danos ao meio ambie...

Artigo atualizado em 18/10/2022 06:18.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica