Publicado em 04 jul 2023

Brasil pode ser uma potência na remoção de carbono da atmosfera

Redação

O país conta com vasto parque de usinas produtoras em áreas com subsolo adequado para o armazenamento geológico de CO2, considerado o maior vilão do aquecimento global. Mesmo com a neutralidade de carbono (net zero) nas atividades humanas, quando toda a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) produzida e lançada na atmosfera for compensada por uma retirada equivalente, o mundo não vai atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris em 2015. Será preciso efetivamente remover o excesso de CO2 já acumulado na atmosfera, ampliando dramaticamente o uso de tecnologias como a captura e armazenamento geológico do carbono, conhecida pela sigla CCS (carbon capture and storage). A terceira parte do 6º relatório de avaliação do IPCC (Intergovernmental Panel on Climate Change) (AR6 WGIII) defende que a produção de bioenergia associada ao CCS (BECCS) e o plantio de árvores são as opções mais importantes existentes para retirar os gases de efeito estufa (GEE) da atmosfera. É aí que entram a geologia do Brasil e o nosso etanol.

Everton de Oliveira e Mario Luis Assine – 

Os combustíveis fósseis têm sido uma mola propulsora do progresso da humanidade devido à sua enorme densidade energética, mas o lançamento de gás carbônico (CO2) e seu acúmulo na atmosfera desde o início da revolução industrial, com seu efeito secundário, o aquecimento global, deram-lhes o papel de principais vilões da crise climática que ameaça o planeta. Os cientistas calculam que a concentração de CO2 na atmosfera em 2022 já era da ordem de 420 ppmv (partes por milhão em volume), muito acima das cerca de 280 ppmv dos tempos pré-industriais. Em 2100, ela poderá chegar a 1.110 ppmv. O aquecimento global, que já é de 1,2°C acima do período pré-industrial, pode atingir de 2 a 5°C até 2100.

Mesmo com a neutralidade de carbono (net zero) nas atividades humanas, quando toda a quantidade de gases de efeito estufa (GEE) produzida e lançada na atmosfera for compensada por uma retirada equivalente, o mundo não vai atingir as metas estabelecidas no Acordo de Paris em 2015. Será preciso efetivamente remover o excesso de CO2 já acumulado na atmosfera, ampliando dramaticamente o uso de tecn...

Artigo atualizado em 04/07/2023 05:04.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica