Publicado em 02 fev 2021

A gestão da verificação da tecnologia ambiental (VTA)

Redação

As estimativas atuais dizem que existem mais 7 bilhões de pessoas compartilhando o planeta, competindo por espaço e recursos. As tentativas de conter os impactos negativos que a humanidade tem sobre o mundo natural e o meio ambiente global colocam questões sérias como a mudança climática no topo da agenda política de muitos governos ao redor do mundo. Ao lado de políticas e governança, uma nova geração de tecnologias está ajudando a humanidade a ajustar o delicado equilíbrio entre o mundo desenvolvido e o natural. A tecnologia ambiental refere-se à aplicação das ciências ambientais no desenvolvimento de novas tecnologias que visam conservar, monitorar ou reduzir os danos que os humanos regularmente causam ao meio ambiente ao consumir seus recursos. O desenvolvimento sustentável está no centro da tecnologia ambiental - práticas adotadas que alimentam o desenvolvimento econômico, evitando o esgotamento dos recursos naturais e poluindo ainda mais. Em linguagem simples, as tecnologias ambientais visam proteger o meio ambiente, oferecer formas de consumo menos poluentes ou sustentáveis e, muitas vezes, criar inovações a fim de evitar o esgotamento dos recursos naturais. Exemplos proeminentes incluem energia solar e eólica, dessalinização de água, veículos elétricos e pirólise ou decomposição termoquímica de material orgânico. Por isso, deve-se entender os procedimentos e requisitos para a gestão da qualidade da verificação da tecnologia ambiental (VTA).

Hayrton Rodrigues do Prado Filho – 

Dezenas de tecnologias ambientais novas e inovadoras surgem a cada ano, algumas prontas para consumo em massa e muitas mais em estágios de protótipo e prova de conceito - todas conectadas em última instância pelo desejo de fornecer ferramentas sustentáveis para o uso coletivo em prol do meio ambiente. Um recente avanço revolucionário na fabricação de plásticos pela empresa, LightManufacturing usa heliostats (aparelhos com espelhos acionados para refletir a luz) para concentrar e refletir os raios do sol a fim de derreter o plástico e torná-lo moldável.

A fabricação de plástico tradicional usa combustíveis fósseis como matéria prima do produto e para fornecer energia para o processo de fabricação, mas o novo processo inovador da empresa é totalmente livre de combustíveis fósseis. O processo não se limita a novos plásticos e também pode ser usado para moldar plásticos reciclados.

No campo da reciclagem e do tratamento de águas residuais, um físico da Universidade Nacional de Taiwan, Din Ping Tsai, desenvolveu um método de baixa energia para tratar águas residuais usando luz ultravi...

Artigo atualizado em 02/02/2021 05:28.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica