Os desafios da infraestrutura das instalações elétricas no Brasil
Redação
As instalações elétricas mal planejadas comprometem a segurança e a infraestrutura das cidades. No Brasil, grande parte da rede de distribuição é aérea, o que a torna vulnerável a ventos fortes, chuvas intensas e outros fenômenos climáticos severos. Nessas situações, o fornecimento de energia é interrompido, afetando serviços essenciais e colocando vidas em risco.

Diego Guillen e Edson Martinho –
Em 2024, o Brasil registrou 759 mortes causadas por acidentes elétricos, um aumento de 12,6% em relação ao ano anterior, segundo dados da Abracopel. Esse crescimento expressivo revela não apenas a precariedade das instalações elétricas no país, mas também os desafios estruturais em um cenário cada vez mais impactado por condições climáticas adversas.
As mudanças no clima intensificam os riscos enfrentados por uma infraestrutura já frágil, marcada por décadas de expansão urbana de pouco planejamento. Árvores mal manejadas e fiações expostas são elementos comuns em um cenário de riscos à segurança da população e à estabilidade da distribuição de energia elétrica.
No Brasil, grande parte da rede de distribuição é aérea, o que a torna vulnerável a ventos fortes, chuvas intensas e outros fenômenos climáticos severos. Nessas situações, o fornecimento de energia é interrompido, afetando serviços essenciais e colocando vidas em risco.
Ainda que as distribuidoras invistam em melhorias, elas enfrentam limitações, como por exemplo, o manejo das árvores em áreas urbanas. Por lei, as conc...