Publicado em 21 nov 2023

A relação entre a imagem e a realidade

Redação

Por que o seu hambúrguer não é igual ao da propaganda? O conceito de percepção versus realidade refere-se à diferença entre como um produto ou serviço é percebido pelo consumidor (percepção) e como ele realmente é na prática (realidade).

Marlon Muraro – 

Pense um instante nas fotos que você escolheu para suas redes sociais, aplicativos, crachás ou mesmo e-mail. Se tem mais de 40 anos, é bem provável que sua foto tenha uns 15; se é jovem, na faixa dos 18 anos, sua foto é recente, mas com grande chance de ter sido manipulada por aplicativos e ferramentas de edição.

É natural do ser humano querer sempre mostrar o seu melhor. Na publicidade não seria diferente. Claro, e quero deixar registrado logo no começo, que mostrar o melhor não é sinônimo de mentir. Se temos um ângulo fotogênico mais favorável, usamos; não significa que mentimos. Este é o raciocínio que vale para a publicidade: a relação entre imagem e realidade, percepção e realismo.

O conceito de percepção versus realidade refere-se à diferença entre como um produto ou serviço é percebido pelo consumidor (percepção) e como ele realmente é na prática (realidade). Na publicidade, as empresas muitas vezes tentam moldar a percepção do consumidor sobre seus produtos ou serviços para que pareçam mais atraentes, inovadores, eficazes ou valiosos. Tal e qual sua foto recente tratada ou aquela dos seus t...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica