Publicado em 04 ago 2020

As especificações dos eletrodutos plásticos para instalações elétricas

Redação

Os eletrodutos são tubos que carregam a fiação de uma instalação elétrica e têm como função proteger os condutores contra corrosões e ações mecânicas, evitar curtos-circuitos, super aquecimento, evitar choques elétricos e ainda funcionam como condutores de proteção. São classificados como rígidos, curváveis e flexíveis. Além disso, eles podem ser metálicos ou isolantes. Os metálicos devem ser protegidos contra corrosões e essa proteção é feita com cobertura de esmalte, galvanização ou banho de zinco, capa externa plástica ou asfáltica ou tinta epóxica. Os rígidos não podem ser curvados, a não ser com uma ajuda mecânica, e são indicados para lajes e superfícies concretadas, uma vez que não se danificam durante o processo de concretização. Os metálicos rígidos são para paredes finas e de instalações não industriais. Os isolantes rígidos são usados exclusivamente em linhas subterrâneas ou, eventualmente, contidos em canaletas. Os curváveis podem ser deformados sob ação de uma força transversal aplicada durante um curto intervalo de tempo depois retoma sua forma original logo após a cessação da força, são aplicados em linhas embutidas, principalmente em prédios residenciais, comerciais e análogos. Fornecido em rolos, os flexíveis são indicados para paredes, por serem fáceis de instalar. Por ser flexível, é possível fazer curvas na parede com ele, mas se deve evitar curvaturas com ângulos muito fechados, pois podem impedir a passagem dos fios ou cabos. O PVC é usado tanto na fabricação de eletrodutos flexíveis quanto rígidos. Possui propriedades de isolação térmica, elétrica e à umidade, além de ser um material antichama quando formulado adequadamente. É interessante conhecer o desempenho para eletrodutos plásticos rígidos (até DN 110) ou flexíveis (até DN 40) e as conexões (complementos dos eletrodutos) a serem estocados, transportados, instalados e aplicados permanentemente à temperatura entre - 5°C e 60°C.

Da Redação – 

O eletroduto pode ser definido como um elemento de linha elétrica fechada, de seção circular ou não, destinado a conter condutores elétricos providos de isolação, permitindo tanto a enfiação como a retirada dos fios. Os eletrodutos são suficientemente fechados em toda a sua extensão, de modo que os condutores só possam ser instalados e/ou retirados por puxamento e não por inserção lateral.

O eletroduto corrugado possui o perfil corrugado ao longo de sua seção longitudinal, o flexível pode ser fletido manualmente, mas que não é submetido a ciclos frequentes de flexão ao longo de sua vida útil projetada. O plano tem um perfil igual ao longo de toda a sua seção longitudinal e o rígido é aquele que, na instalação, não pode ser fletido. sistema de eletrodutos sistema de elementos de linha elétrica fechada que consiste em eletrodutos e conexões para proteção e condução de condutores elétricos providos de isolação em instalações elétricas ou de linhas de sinal, permitindo que sejam removidos e/ou substituídos, mas não inseridos lateralmente.

Em resumo, os eletrodutos acomodam os cabos pelas paredes de uma instalação e são parte importante da infraestrutura elétrica, ou seja, é a parte da instalação que propriamente não se utiliza da eletricidade para funcionar, mas que faz parte da instalação elétrica. Todos os componentes que suportam, fixam e protegem cabos e outros componentes elétricos fazem parte desta infraestrutura c...

Artigo atualizado em 04/08/2020 12:41.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica