Publicado em 04 ago 2020

Como administrar melhor os seus contratos

Redação

Pode-se estabelecer um processo de seleção de fornecedores bem estruturado. Uma iniciativa clássica é implantar um ranking através de um sistema de pontuação com a participação dos stakeholders mais relevantes e envolvidos nos processos decisórios do projeto.

Bruno Leonardo Rosa e Marcio Pimenta – 

A administração contratual ou a gestão de contratos não começa a partir da assinatura deles, como alguns preconizam. Inicia-se muito antes, quando ele ainda existe em nível de proposta e começam as prospecções relacionadas a escolha do fornecedor de bens ou serviços, passando pela confecção dos termos contratuais e o momento do monitoramento e controle até chegar ao seu encerramento formal.

É fato que, em algumas empresas, o gerente de projeto não participa dos primeiros momentos citados. Quando participa, sua autoridade fica, normalmente, diminuída tendo em vista que a escolha dos contratados é baseada um processo corporativo de seleção de fornecedores e a elaboração do contrato fica restrita a assessoria jurídica.

Essa é uma mudança de cultura que deve ser ativamente trabalhada nas empresas e passa necessariamente pela conscientização da alta administração de implantar níveis de integração cada vez mais abrangentes entre a gestão corporativa e a operação. Sem a presunção de esgotar o assunto podemos destacar alguns pontos que devem ser considerados durante a gestão de contratos.

- Estabeleça um processo de seleção de fornecedores bem estruturado. Uma iniciativa clássica é implantar um ranking através de um sistema de pontuação com a participação dos stakeholders mais relevantes e envolvidos nos processos decisórios do projeto.

– A informalidade dificulta o exercício dos direito...

Artigo atualizado em 04/08/2020 12:52.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica