Publicado em 10 ago 2021

A Qualidade da prevenção da deflagração de gases e vapores inflamáveis

Redação

Uma deflagração descreve a queima que ocorre a uma velocidade da chama abaixo da velocidade do som nos gases ou vapores queimados, enquanto uma detonação se refere à queima ocorrendo acima da velocidade do som. Ela ocorre quando uma frente de chama se propaga transferindo calor e massa para a mistura de ar não queimado à frente da frente. A onda de combustão viaja em velocidades subsônicas para o gás não queimado imediatamente à frente da frente da chama. As velocidades da chama variam de 1 a 350 m/s. Em velocidades baixas, há pouco efeito da sobrepressão de explosão, mas, em altas velocidades, as sobrepressões de pico podem ser tão altas quanto 20 vezes a pressão inicial. A maioria das explosões de nuvem de vapor se enquadra nesta categoria. O projeto do sistema de prevenção de deflagração deve incluir todas as informações necessárias para a sua instalação e operação, incluindo o fluxograma de engenharia; o arranjo físico da instalação; as características de explosividade do produto ou ensaio de explosividade; o memorial de cálculo; a especificação técnica dos equipamentos (mecânicos, elétricos, etc.); a descrição dos intertravamentos; os desenhos elétricos e/ou diagrama unifilar; a classificação de área em atmosfera explosiva; os manuais de instalação, operação e manutenção; e a análise de riscos. As tubulações, os dutos, os recipientes e as edificações, a serem protegidas pelo sistema de prevenção de deflagração, devem ser projetados para suportar as pressões estimadas pelo fabricante do sistema. O fornecimento de energia elétrica para o sistema de prevenção de deflagração deve ser independente e ininterrupto e atender aos requisitos do fabricante do sistema. Todos os equipamentos elétricos do sistema de prevenção de deflagração devem atender os requisitos da NBR IEC 60079-14. A fiação elétrica dos circuitos de controle do sistema de prevenção de deflagração deve ser isolada e protegida de outros tipos de fiação elétrica. As funções elétricas importantes para a segurança do sistema de prevenção de deflagração e os intertravamentos de segurança devem atender aos requisitos da IEC 61511. As condições de detecção e o posicionamento dos locais de detecção devem considerar toda a faixa de concentrações inflamáveis; o tempo necessário para detecção das substâncias menos sensíveis e das misturas mais sensíveis; as possíveis locais de ignição em recipientes primários; o tempo necessário para a ativação da barreira do equipamento de prevenção de deflagração; as velocidades de propagação da chama e de pressões esperadas na tubulação, duto, equipamento, etc.; o tempo de propagação frontal da chama para a posição do equipamento de prevenção de deflagração; a velocidade do fluxo do processo. Dessa forma, deve-se entender, no processo de deflagração, os requisitos gerais; os de resistência mecânica; os de isolamento; os de supressão; os de detecção e controle de fontes de ignição; e os métodos de controle de concentração.

Da Redação – 

Em sistemas de prevenção de deflagração, o proprietário ou o gestor da instalação de processo é responsável pela elaboração e revisão do estudo de análise de risco desta instalação. A partir deste estudo de análise dos cenários de deflagração, é definido o sistema de prevenção de deflagração adequado para esta instalação.

O gestor da instalação deve garantir a certificação anual de treinamento e requalificação dos operadores com um treinamento inicial e requalificação. O treinamento inicial deve ser realizado com os funcionários recém-contratados para atividades de operação, manutenção, supervisão e segurança de instalações que contenham os sistemas de prevenção de deflagrações.

O treinamento inicial deve assegurar que todos os funcionários tenham conhecimento dos seguintes assuntos: perigos no local de trabalho; orientação geral, inclusive regulamentos de segurança de processo e de trabalho, EPI, etc.; os conceitos de prevenção e de proteção de deflagrações e as características de explosividade dos produtos manuseados; a descrição do processo; a operação de equipamentos, partida e parada de modos seg...

Artigo atualizado em 10/08/2021 05:53.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica