As normas técnicas garantem a segurança e a qualidade na produção industrial
Redação
A segurança e a qualidade ao longo de toda a cadeia produtiva são fundamentais para o sucesso e a evolução da indústria metalúrgica e de muitos outros setores. Nesse sentido, as empresas que adequam seus processos de produção às normas técnicas saem na frente nesses dois quesitos, o que contribui, entre outros aspectos, para a credibilidade delas no mercado. Pode-se detalhar os desafios e as oportunidades da adequação às normas técnicas no Brasil, bem como os benefícios diretos e indiretos que essa prática proporciona.

Christian Speyer –
A indústria foi uma das principais responsáveis pelo crescimento do PIB brasileiro em 2024, que totalizou R$ 11,7 trilhões. Considerando a importância econômica que esse setor possui, a qualidade da produção configura como um elemento essencial para atender as demandas do mercado.
Nesse sentido, o cumprimento de especificações previstas em normas técnicas é fundamental para esse objetivo. Tomando como exemplo a indústria metalúrgica, as normas e regulamentações técnicas cumprem um papel de garantir, além da qualidade de produtos, a preservação do meio ambiente, ao especificar materiais nocivos a serem evitados e estimular o uso racional de recursos, e a segurança, desde as atividades fabris até o consumidor final.
O Código de Defesa do Consumidor prevê, em seu texto, que é vedado ao fornecedor de produtos ou serviços inserir no mercado de consumo qualquer produto ou serviço em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos oficiais competentes ou, se normas específicas não existirem, pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) ou outra entidade credenciada pelo Conselho Nacional de Metr...