Publicado em 05 mar 2024

Será que a inteligência artificial é o futuro do atendimento de excelência?

Redação

A inteligência artificial (IA) tem o potencial de permitir novos objetivos organizacionais e de cumprir ou ampliar os existentes, e fazê-lo de forma mais eficaz e eficiente. Dessa forma, a empresa deve determinar o propósito da organização e aprovar as estratégias necessárias para alcançar esse propósito. No entanto, é possível que a governança existente não seja mais adequada ao propósito quando a IA estiver sendo usada dentro dessa organização. Os dados mostram o quanto a IA tem impactado e transformado os negócios e principalmente a relação entre as marcas e os seus clientes.

Ary Vilhena – 

A IA tem sido uma aliada das empresas quando o assunto é o atendimento ao consumidor, pois ela consegue melhorar a eficiência operacional, proporcionar experiências personalizadas e agilizar o tempo de resposta durante a jornada do cliente. Por isso, os gestores e líderes dos mais variados segmentos vêm apostando nessa solução para garantir um atendimento de excelência e, consequentemente, aumentar as vendas.

De acordo com o estudo Inteligência Artificial na América Latina 2023, feito pela NTT Data junto com o MIT Tech Review, 80% das companhias latino-americanas já colocaram em prática os projetos de inteligência artificial. O levantamento aponta também que 71% dos entrevistados acreditam na importância da IA nos negócios.

Agora, com relação às áreas que estão adotando essa tecnologia, destaca-se para departamento de TI (16%), vendas e negócios (15%) e atendimento e suporte ao cliente (11,5%). Isso é feito com o objetivo de melhorar a eficiência e a qualidade das operações e a capacidade de enriquecer a experiência do usuário para 64% e 62% dos entrevistados, respectivamente.

Já com relação ao...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:45.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica