Publicado em 05 mar 2024

O renascimento das máquinas inteligentes para a fábrica do futuro

Redação

Os fabricantes de máquinas enfrentam hoje um ambiente de mercado volátil, que os pressiona a adotar novas abordagens para o desenvolvimento de produtos da próxima geração. Como sempre, existem pressões referentes à qualidade, ao custo e desempenho. Além disso, os requisitos de sustentabilidade estão agora no centro das atenções. O foco está na redução do uso de energia, redução das emissões de carbono e minimização de sucata e resíduos.

Rahul Garg – 

As tendências globais mais amplas estão afetando fabricantes em todo o mundo, enquanto mudanças político-sociais também estão transformando os modelos de negócio – incluindo reshoring (relocalização da produção), servitização (agregar serviços a produtos vendidos) e novos participantes no mercado. Os fabricantes de máquinas também estão identificando oportunidades em áreas emergentes, passando de domínios consolidados para mercados adjacentes ou novos.

Por exemplo, os fabricantes de máquinas de papel estão expandindo para máquinas de produção de bateria para atender ao forte aumento da demanda de veículos elétricos, e o mesmo pode ser dito dos construtores de máquinas da indústria de vidro. No entanto, a escassez de mão de obra – tanto para os construtores de máquinas como para as operações de produção – está aumentando a necessidade de automação.

A fábrica do futuro está agora se desenvolvendo com base nos paradigmas de sustentabilidade, flexibilidade e força de trabalho do futuro. Os avanços na tecnologia estão fornecendo oportunidades para que os fabricantes prosperem, apesar dos vários desafios do...

Artigo atualizado em 20/02/2024 04:58.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica