A ISO/IEC 42001 será o selo global de IA e poderá redefinir a inovação no Brasil
Redação
Com o avanço da inteligência artificial (IA), cresce também a preocupação com governança tecnológica, ética e confiança. Nesse contexto, as normas internacionais têm um papel fundamental em orientar boas práticas. Em especial, a ISO/IEC 42001:2023 se tornou uma referência central – trata-se do primeiro padrão internacional para sistemas de gestão de IA.

Plínio Pereira –
Em 2024, os gastos com projetos de inteligência artificial (IA) no Brasil ultrapassaram R$ 2,2 bilhões, com destaque para a IA generativa, cujos investimentos mais que dobraram em relação ao ano anterior. De acordo com uma pesquisa da International Data Corporation, a IA já figura entre as três principais prioridades de investimento das organizações brasileiras, ao lado de tecnologias como cloud computing e segurança da informação.
A tendência é que essa posição se fortaleça ainda mais nos próximos anos, com orçamentos maiores destinados à automação inteligente, análise avançada de dados e IA generativas. Algumas projeções de mercado, inclusive, indicam que o mercado brasileiro de IA pode atingir US$ 50 bilhões de receita em 2030.
Com esse avanço, cresce também a preocupação com governança tecnológica, ética e confiança. Nesse contexto, normas internacionais têm um papel fundamental em orientar boas práticas.
Em especial, a ISO/IEC 42001:2023 se tornou uma referência central – trata-se do primeiro padrão internacional para sistemas de gestão de IA. Publicada em dezembro de 2023, a ISO 42001 ...