Publicado em 05 dez 2023

A tecnologia pode mudar o patamar da construção civil no Brasil

Redação

Pouco aberto à inovação, as construtoras devem se atentar às mudanças reais provocadas pela adoção de novas ferramentas. Essas oportunidades de melhoria oferecidas pela tecnologia não se limitam a isso. Uma delas é a utilização da tecnologia blockchain para aumentar a segurança e rastreabilidade no processo de medição de obras, um dos maiores desafios enfrentados por construtoras e incorporadoras.

André Chaves – 

Vista como uma indústria tradicional quando se trata de inovação, o setor da construção civil exige que a adoção de novas tecnologias seja eficaz e capaz de produzir resultados tangíveis. Para alcançar esse objetivo, é crucial enfatizar mais uma vez que a inovação não pode existir sem uma cultura orientada por dados.

Isso significa que os líderes desse mercado precisam superar a dependência na intuição e incorporar análises que aprimorem suas decisões. Um exemplo ilustrativo dessa situação pode ser encontrado no segmento de obras de infraestrutura, onde a falta de disponibilidade de equipamentos é um problema persistente, responsável por quase metade dos atrasos nas obras.

Uma solução tecnológica que poderia abordar esse problema envolve a adoção da internet das coisas (IoT), permitindo o rastreamento em tempo real da localização, disponibilidade e desempenho dessas máquinas. A implementação de uma ferramenta desse tipo pode alertar quando um equipamento está prestes a falhar no meio da obra, evitando assim paralisações indesejadas.

Essas oportunidades de melhoria não se limitam a isso. Outra ...

Artigo atualizado em 02/01/2024 06:22.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica