Os ensaios das baterias chumbo ácidas reguladas por válvula de pequeno porte
Redação
As baterias chumbo ácidas do tipo regulada por válvula, de pequeno porte possuem capacidade nominal menor ou igual a 38 Ah no regime de descarga de 20 h. Há parâmetros normativos para as suas características funcionais e os métodos de ensaios, sendo aplicável às baterias chumbo-ácido, do tipo reguladas por válvula (VRLA), de pequeno porte, utilizadas tanto em aplicação cíclica (carga e descarga) como em regime de flutuação (constante ou intermitente), como, por exemplo, em sistemas autônomos de iluminação de emergência, centrais de alarmes e incêndio, acionamento de portões, brinquedos, UPS e fontes de energia de pequeno porte em geral.

Da Redação –
As condições gerais dos ensaios para essas baterias exigem uma infraestrutura laboratorial para o ensaio de tipo em que a temperatura ambiente do local de realização dos ensaios deve ser de (25 ± 3) °C. O laboratório de ensaio deve possuir sistemas ininterruptos de fornecimento de energia elétrica para os equipamentos de ensaio, de forma a garantir que os ensaios não sejam afetados pela eventual falta de energia elétrica.
Todos os ensaios devem ser realizados em amostras sem uso prévio e plenamente carregadas (quando pertinente). A realização dos ensaios deve ser em elementos ou monoblocos cuja data de fabricação não exceda seis meses da data de sua apresentação e início dos ensaios.
Os ensaios elétricos devem ser iniciados no máximo três meses após o fornecimento dos elementos ou monoblocos ao laboratório pelo fabricante. Deve ser obedecida a sequência predeterminada, sem prejuízo à continuidade dos ensaios. Para a realização dos ensaios, as baterias chumbo-ácido são consideradas plenamente carregadas após a realização de ao menos um dos procedimentos a seguir, ou respeitando as orientações fornecida...