Publicado em 07 nov 2023

A Qualidade das luvas de borracha para exame médico de uso único

Redação

Essas luvas são classificadas por tipo e acabamento. Dois tipos são classificados: o tipo 1: luvas produzidas principalmente de látex de borracha natural; e tipo 2: luvas produzidas principalmente de látex de borracha nitrílica, látex de borracha de policloroprene, solução de borracha estireno-butadieno, emulsão de borracha estireno-butadieno ou solução de elastômero termoplástico. Quatro acabamentos são classificados: superfície com textura sobre uma parte ou a luva inteira; superfície lisa; superfície com pó; e superfície isenta de pó. As luvas com pó são aquelas onde um pó foi aplicado nas luvas como parte do processo de fabricação, geralmente para facilitar o calçamento. As isentas de pó são luvas que foram fabricadas sem a aplicação deliberada de pó. A terminação do punho da luva pode ser cortada ou na forma de um anel enrolado. Existem especificações normativas para as luvas de borracha embaladas estéreis ou não estéreis, utilizadas em exames médicos e diagnósticos ou procedimentos terapêuticos para proteger o paciente e o usuário de contaminação cruzada. Também inclui luvas de borracha utilizadas na manipulação de materiais médicos contaminados e luvas com superfícies lisas ou superfícies com texturas sobre uma parte ou sobre a luva inteira. Esses parâmetros normativos devem ser usados como uma referência para o desempenho e segurança de luvas de borracha para exame médico, porém, não inclui o uso seguro e correto das luvas de exame e procedimentos de esterilização, assim como o subsequente procedimento de manuseio, embalagem e armazenamento.

Da Redação – 

Embora os requisitos para luvas descartáveis para a proteção do pessoal estejam claramente definidos, a diferenciação médica convencional, entre luvas cirúrgicas estéreis utilizadas durante procedimentos cirúrgicos e luvas médicas descartáveis utilizadas em áreas médicas não estéreis, não define adequadamente os diferentes requisitos nessas duas áreas de uso. A esterilização de luvas médicas descartáveis não é realizada se a esterilidade não for necessária.

Portanto, outra terminologia deve ser encontrada para identificar a qualidade de segurança de luvas médicas não estéreis de uso único. Por conseguinte, a rotulagem de tais luvas deve refletir esta situação, introduzindo o termo luva de utilização única isenta de agentes patogênicos. A segurança higiénica de uma tal luva seria alcançável garantindo condições de fabricação assépticas e o controle da carga de agentes patogénicos dos lotes.

Nas unidades de saúde, a equipe médica utiliza luvas para as seguintes indicações: a proteção do usuário contra contaminação com sangue, secreções e excreções e o risco associado de contaminação com patógenos capaze...

Artigo atualizado em 02/01/2024 05:35.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica