Publicado em 12 mar 2024

Os medidores de pico de fluxo expiratório em humanos com respiração espontânea

Redação

Um medidor de pico de fluxo expiratório (MPFE) pode ser submetido a ensaio para atender aos mesmos requisitos dos métodos aceitos mais recentes, e os médicos e pacientes podem, então, ter certeza de que um MPFE é adequado para os fins para os quais ele é destinado. O produto permite avaliar a variabilidade da obstrução, auxilia a monitorização clínica e a detecção precoce de crises. Sua utilização é condicionada conforme disponibilidade e pactuações locais. Há parâmetros normativos para os MPFE destinado à avaliação de função pulmonar em humanos com respiração espontânea. Eles abrangem todos os produtos para a saúde que medem o pico de fluxo expiratório em humanos com respiração espontânea como parte de um produto para a saúde com função pulmonar integrada ou como um produto para a saúde único. O planejamento e o projeto desses produtos consideram o impacto ambiental a partir do produto durante o seu ciclo de vida.

Da Redação – 

O pico de fluxo expiratório (PFE) é o fluxo máximo medido na boca durante uma expiração liberada com força máxima, começando imediatamente após atingir inflamento máximo do pulmão. A segurança básica mecânica para todos os MPFE envolve as superfícies ásperas, cantos afiados e extremidades que podem causar avaria ou danos e devem ser evitados ou cobertos. Atenção especial deve ser dada ao flange ou às extremidades quadradas e à remoção de saliências.

A escala ou visor do MPFE deve ser marcado clara e legivelmente conforme a seguir. A escala ou visor devem ser marcados em unidades de litros por segundo ou litros por minuto. Para um MPFE com uma escala gradativa, o incremento entre as gradações adjacentes deve representar uma diferença no pico de fluxo não maior do que 10 L/min (0,17 L/s), a fluxos de 700 L/min (11,67 L/s) ou abaixo, e 20 L/min (0,33 L/s), a fluxos acima de 700 L/min (11,67 L/s).

Para um MPFE com um visor digital, os passos incrementais não podem ser maiores do que 5 L/min ou 0,08 L/s. Litros por minuto e litros por segundo não são exatamente equivalentes, porque os visores digitais norm...

Artigo atualizado em 01/03/2024 02:30.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica