A Qualidade dos geradores em ca acionados por motores de combustão interna
Redação
Os geradores consistem em um ou mais motores alternativos de combustão interna para produzir energia mecânica, e em um ou mais alternadores para converter a energia mecânica em energia elétrica. Há requisitos normativos que se aplicam aos grupos geradores com um motor alternativo de combustão interna (RIC), alternador, equipamento de controle, comutação e equipamento auxiliar. São aplicáveis aos grupos geradores de corrente alternada (ca) acionados por motores para uso terrestre e marítimo, excluindo-se os grupos geradores utilizados em aeronaves ou para impulsionar veículos terrestres e locomotivas. Esses grupos geradores são utilizados para gerar energia elétrica para aplicações contínuas com carga constante, contínuas com carga variável e de emergência (standby). As classificações especificadas são destinadas a auxiliar o entendimento entre o fabricante e o cliente.

Da Redação –
Em relação ao desempenho operacional dos grupos geradores, o fabricante do motor alternativo de combustão interna deve estabelecer a temperatura mínima na qual o grupo gerador entrará em funcionamento com o sistema de partida instalado. Quando carga for aplicada subitamente a um grupo gerador, haverá um desvio transitório na tensão de saída e na frequência.
A magnitude destes desvios dependerá da magnitude das alterações da potência ativa (em quilowatts) e da potência reativa (em quilovars), relativas à capacidade elétrica total disponível e às características dinâmicas do grupo gerador (ver também a NBR ISO 8528-2 e NBR ISO 8528-5). Se a capacidade de aceitação de carga for um requisito importante, então ela deve ser claramente especificada pelo cliente.
A irregularidade rotacional imposta sobre o alternador pelo processo de combustão do motor alternativo de combustão interna pode causar modulação da tensão de saída (ver a NBR ISO 8528–5:2014, seções 3 e 10). A elevação da temperatura das bobinas do alternador de um grupo gerador pode ser um fator importante na limitação da confiabilidade em longo pr...