Publicado em 29 jul 2025

A conformidade dos transformadores para redes aéreas de distribuição

Redação

Os transformadores que compõem as redes de distribuição são caracterizados por dois componentes principais; o núcleo que é o circuito magnético do transformador, responsável por transmitir a corrente de um enrolamento para outro; e o enrolamento que é definido como o conjunto das espiras que constituem um circuito elétrico, monofásico ou polifásico (geralmente trifásico), de um transformador. Ou seja, são as bobinas feitas de fio de cobre, que são normalmente subdivididas em enrolamento primário e enrolamento secundário. Eles geralmente são classificados em transformadores monofásicos que são constituídos por apenas um enrolamento de fase em cada tensão (primária e secundária); e os transformadores trifásicos que são constituídos de pelo menos três enrolamentos de fase em cada tensão (primária e secundária). São estabelecidos os parâmetros elétricos e mecânicos dos transformadores aplicáveis a redes aéreas de distribuição, nas tensões primárias até 36,2 kV e nas tensões secundárias usuais dos transformadores monofásicos e trifásicos, com enrolamento de cobre ou alumínio, imersos em líquido isolante com resfriamento natural. As potências nominais dos transformadores monofásicos: 5 kVA; 10 kVA; 15 kVA; 25 kVA; 37,5 kVA; 50 kVA; 75 kVA e 100 kVA; e dos trifásicos: 15 kVA; 30 kVA; 45 kVA; 75 kVA; 112,5 kVA; 150 kVA; 225 kVA e 300 kVA.

Da Redação – 

O preço final de um transformador para redes aéreas de distribuição consiste em várias parcelas, incluindo o preço de compra, o valor das perdas de energia, os custos de manutenção e reparos e de alienação. O preço de compra e o valor das perdas de energia são os fatores-chave para comparação de transformadores diferentes.

Na indústria, é comum que os transformadores façam parte do fornecimento de um projeto turn-key. Geralmente, o contratado tem interesse em fornecer o transformador de menor preço.

Entretanto, o comprador do transformador deseja adquirir o transformador mais barato, isto é, com menor custo final, que atenda aos requisitos de uma determinada aplicação. O custo das perdas, instalação, manutenção, reparos e comissionamento raramente são considerados pelo contratado na escolha do transformador.

Na comparação de dois transformadores com preços e/ou perdas diferentes, recomenda-se considerar que o valor do transformador é desembolsado no momento da aquisição enquanto as perdas ocorrem durante a vida útil do equipamento. Usualmente, os custos são convertidos para o momento da compra d...

Artigo atualizado em 23/07/2025 07:05.

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica