O propósito e a flexibilidade podem engajar a geração Z no mercado de trabalho
Redação
A principal razão pela qual vemos tantos talentos jovens deixando as empresas precocemente é o desalinhamento de valores fundamentais. Sua motivação está diretamente associada à preocupação com a qualidade de vida no momento presente, em fazer o que se gosta e em trabalhar com quem se admira.

Mariane Guerra –
Nascidos em um mundo digitalmente conectado, a geração Z — formada por jovens que hoje têm entre 15 e 30 anos — já atua no mercado de trabalho com uma perspectiva transformadora. Representantes de 24% da população brasileira, os zoomers trazem consigo um conjunto de valores e comportamentos que desafiam as estruturas corporativas tradicionais e redefine o significado de sucesso profissional.
Se para gerações anteriores a jornada de trabalho refletia os objetivos de crescimento pessoais que possibilitassem o acúmulo de patrimônio e a busca pela estabilidade futura, para os mais jovens a equação é outra. Uma pesquisa do Workmonitor da Randstad, já apontava que, em 2022, metade desses profissionais preferiria estar desempregado a permanecer em um trabalho insatisfatório.
A busca não é apenas pela manutenção da empregabilidade, mas sim por uma trajetória com propósito, desenvolvimento contínuo, bem-estar e, principalmente, flexibilidade, em sobreposição à segurança financeira tradicional. A geração Z quer contribuir para um mundo melhor e ter qualidade de vida, e essa premissa é o ponto de partida par...