Publicado em 16 set 2025

Os sistemas de detecção e alarme de incêndio por vídeo

Redação

Um sistema de detecção de incêndio por vídeo difere de alguns detectores de tipo pontual, porque a detecção é realizada remotamente a partir do incêndio real e, portanto, não envolve o contato do sensor com os produtos da combustão. A detecção de incêndio é baseada na análise de algoritmos matemáticos de uma imagem de vídeo. A imagem de vídeo de uma câmera pode ser processada por software para determinar a presença de fumaça e/ou chama (dependendo da capacidade do sistema) visível na imagem. Há especificações normativas, a descrição dos métodos de ensaio e os critérios de desempenho para o detectores de incêndio por vídeo (DIV), que operam no espectro visível, para uso em sistemas de detecção e alarme de incêndio instalados dentro e ao redor de edifícios. Para o ensaio de outros tipos de DIV trabalhando em princípios diferentes, a NBR ISO 7240-29 pode ser usada apenas para orientação. Os detectores desenvolvidos para a proteção de riscos específicos que incorporam características especiais (incluindo recursos adicionais ou funcionalidade aprimorada para os quais a NBR ISO 7240-29 não especifica um método de ensaio ou uma avaliação) estão além do escopo da NBR ISO 7240-29.

 

Da Redação – 

Cada DIV deverá ser claramente marcado com as seguintes informações: a referência ànorma; nome ou marca do fabricante ou fornecedor; designação do modelo (tipo ou número); fenômeno de incêndio que o DIV foi projetado para detectar; se for utilizada lente de câmera não substituível, o fabricante deverá especificar o alcance e o campo de visão (CV) específicos; se uma lente de câmera substituível puder ser usada com o DIV, o fabricante deverá especificar para cada combinação de lentes de câmera o alcance específico, o CV, o diâmetro da lente, a distância focal; a operação com luz ambiente; a classificação de proteção do invólucro; a classificação do ambiente operacional; as designações dos terminais de fiação; a indicação da orientação adequada de montagem da câmera, se for um fator para o desempenho; e a (s) marca(s) ou código(s) (por exemplo, número de série ou código de lote) pelos quais o fabricante pode identificar, pelo menos, a data ou o lote e o local de fabricação, e o(s) número(s) de versão de qualquer software contido nele.

Quando um suporte de montagem for usado em conjunto com a câmera, o suporte de montagem deverá ser marcado com uma designação de modelo. Quando a câmera não for integrada ao controlador, o controlador deve ser marcado conforme a norma. Quando a câmera estiver separada do controlador, convém que os dados técnicos identifiquem os componentes compatíveis (por exemplo, câmeras e controladores). Est...

Artigo atualizado em 10/09/2025 12:10.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica