Publicado em 20 jan 2026

A manutenção dos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall

Redação

Os sistemas construtivos de drywall envolvem a criação de estruturas como paredes e tetos usando placas de gesso acartonado fixadas em estruturas de metal ou madeira, com foco em rapidez, versatilidade e desempenho (resistência ao fogo, ao som e à umidade).Os principais sistemas incluem os abertos com componentes intercambiáveis, os semiabertos alguns específicos do fabricante e fechados totalmente integrados do fabricante, utilizando placas especializadas (resistentes ao fogo e à umidade) e acessórios como perfis, cantoneiras e compostos para juntas, para acabamentos perfeitos, oferecendo uma construção mais leve, rápida e eficiente do que os métodos tradicionais. Há requisitos normativos para o projeto, desempenho, procedimentos executivos de montagem e manutenção de sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall utilizados como paredes, forros e revestimentos. Esses sistemas construtivos destinam-se à utilização em paredes, forros e revestimentos internos não sujeitos às intempéries e sem função estrutural. Eles se aplicam aos sistemas construtivos em chapas de gesso para drywall utilizados em edificações residenciais, comerciais, hospitalares, escolares, cinemas, auditórios, garagens, varandas e pilotis.

Da Redação – 

Para a especificação correta das várias tipologias de paredes drywall, deve ser usada a designação padronizada descrita por uma codificação sequencial alfanumérica composta por blocos separados por uma barra, que definem de forma unívoca as características. O projeto deve indicar a largura das guias e dos montantes, bem como da modulação, atendendo a largura das guias – 48 mm, 70 mm e 90 mm; a largura dos montantes – 48 mm, 70 mm e 90 mm; e a modulação submúltiplo de 1.200 mm – (600 mm/400 mm/300 mm/200 mm/100 mm).

As NBR 14715-1 e NBR 16831 especificam os requisitos das chapas de gesso para execução de paredes. Para a seleção da tipologia da parede deve-se considerar o nível de desempenho requerido, s elementos, os componentes e os insumos utilizados.

Este nível de desempenho varia em função da quantidade e do tipo de chapas, da sua espessura e dimensões, e do posicionamento dos componentes estruturais e da incorporação, ou não, de componentes isolantes térmicos e acústicos. Em situações em que pode ocorrer o alinhamento entre as paredes de drywall com vigas, pilares, e outros elementos, considerar a...

Artigo atualizado em 08/01/2026 03:20.
Imagem Rodapé

Target

Facilitando o acesso à informação tecnológica